As ruínas de um antigo hospital de quarentena afundado foram descobertas por uma equipe de arqueólogos em uma ilha submersa localizada no parque nacional Dry Tortugas, na região da Flórida, EUA. Esse hospital foi utilizado no século 19 para isolar e tratar pacientes com febre amarela.

Os restos desse hospital foram encontrados por uma equipe composta por membros de recursos culturais do parque nacional, junto ao Centro de Recursos Submersos do Serviço de Parques Nacionais, Centro Arqueológico Sudeste e um estudante de pós-graduação da Universidade de Miami — em agosto de 2022, durante uma pesquisa.

hospital
Aquarela não assinada de um hospital de quarentena e um cemitério adjacente, numa ilha em Dry Tortugas. Imagem: National Park Service

As mudanças climáticas e as tempestades são os principais responsáveis pelo afundamento da estrutura do prédio, fazendo com que desaparecesse entre as ondas. O enfoque do hospital era tratar a febre amarela da região de Fort Jefferson, na ilha vizinha a Garden Key.

Esse forte também registrou momentos históricos durante a Guerra Civil Americana. Ele serviu de prisão para detentos como o Dr Samuel Mudd — famoso por conspirar contra Abraham Lincoln.

Após a guerra, o espaço seguiu sendo utilizado para abastecer navios e para serviços das ilhas próximas, como estação de farol, instalação de quarentena e até mesmo como campo de treinamento para militares. 

Com informações de IFLScience