A Microsoft está forçando o uso do navegador Edge em detrimento de outros navegadores como o Chrome e o Firefox. A empresa começou a notificar administradores de TI de que o Outlook e o Teams passarão a abrir links no Microsoft Edge ao invés do navegador padrão no Windows.
Para quem tem pressa:
Usuários do Reddit postaram mensagens do centro de administração do Microsoft 365 que revelam como a mudança será implementada. “Links da web de contas do Azure Active Directory (AAD) e contas Microsoft (MSA) no aplicativo Outlook para Windows serão abertos no Microsoft Edge em uma única visualização mostrando o link aberto ao lado do e-mail de onde veio”, diz uma mensagem da Microsoft para os administradores de TI.
Embora isso não afete a configuração de navegador padrão no Windows, é mais uma parte do Microsoft 365 e do Windows que ignora completamente a escolha do navegador padrão para links.
A Microsoft já faz isso com o sistema de Widgets no Windows 11 e até mesmo na experiência de pesquisa, onde você será forçado a usar o Edge se clicar em um link, mesmo se tiver outro navegador configurado como padrão.
Os administradores de TI não estão felizes, com muitos reclamando em vários tópicos no Reddit. Se o Outlook não bastasse, a Microsoft diz que “uma experiência similar chegará em breve ao Teams” com links da web de chats sendo abertos no Microsoft Edge ao lado dos chats do Teams.
A Microsoft parece estar implementando essa mudança gradualmente em usuários do Microsoft 365 e os administradores de TI recebem um aviso prévio de 30 dias antes que a mudança seja implementada no Outlook. Os administradores de TI do Microsoft 365 Enterprise poderão alterar a política, mas aqueles no Microsoft 365 para negócios terão que gerenciar essa mudança em máquinas individuais.
Essa mudança pode causar muitos problemas para pequenas empresas e usuários menos experientes que podem ficar confusos ao clicar em um link no Outlook e pensar que perderam todos os seus favoritos porque não abriram no navegador padrão.
A notificação aos administradores de TI chega apenas algumas semanas depois que a Microsoft prometeu mudanças significativas na maneira como o Windows gerencia quais aplicativos abrem determinados arquivos ou links por padrão.
Na época, a Microsoft disse que acredita que “temos a responsabilidade de garantir que as escolhas dos usuários sejam respeitadas” e que é “importante que lideremos pelo exemplo com nossos próprios produtos Microsoft de primeira parte”.
Fonte: Olhar Digital
Comentários