Comando Geral da PMMS participa de reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, em Foz do Iguaçu

O Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Renato dos Anjos Garnes, juntamente com o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Coronel PM Ary Carlos Barbosa e o diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Coronel PM Everson Antônio Rozeni, participaram da reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron), em Foz do Iguaçu.

O encontro reuniu corporações federal, estadual e municipal, servindo para avaliar as ações realizadas em conjunto e apresentando os resultados obtidos em operações de combate ao crime e as atividades de prevenção efetuadas pelas instituições que compõe o GGIFron. Exemplo disso é a Operação Hórus.

Para o Comandante-Geral da PMMS, é de extrema importância a atuação em conjunto das polícias das três esferas, que trabalham no combate aos crimes ocorridos nas regiões de fronteira. Destacou ainda que Mato Grosso do Sul possui extensa faixa fronteiriça, fazendo divisa com os países Bolívia e Paraguai, além dos estados do Paraná, São Paulo, Goiás e Mato Grosso.

Criado em 2011, o GGIFron surgiu para que as ações repressivas e preventivas ao crime tivessem maior impacto nos grupos criminosos, consequentemente diminuindo a incidência de crimes na região. A Operação Hórus, da Secretaria de Operações Integradas, e a Operação Ágata, em conjunto com o Exército Brasileiro, estão em andamento na faixa de fronteira e têm resultado em apreensões de armas e drogas em rodovias, terminais rodoviários, matas, além do Rio Paraná e Lago Itaipu.

O encontro teve ainda a participação (por videoconferência) do coronel André Luciano Bittencourt Barbosa, da Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional no Paraná; do chefe do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal, Rogério Prattes; do delegado-adjunto da Receita Federal, Hipólito Coplan; do delegado da Polícia Federal, Fabio Seiji Tamura, e de Yuri França de Queiroz, representando o chefe da subunidade da Associação Brasileira de Inteligência (Abin) em Foz do Iguaçu.

Comentários