Capacidades exponenciais de plataformas de IA (inteligência artificial) que geram conteúdo – por exemplo, ChatGPT e Midjourney – deixou profissionais de diversas categorias apreensivos. Temor principal é que esse tipo de tecnologia roube empregos. Mas um comercial de cerveja gerado por IA mostra que esse horizonte sombrio pode estar distante.
O vídeo, chamado “Synthetic Summer”, tem 30 segundos. Ele começa mostrando uma festa numa casa, lotada de pessoas curtindo a bebida anunciada. Depois, toma um rumo aterrorizador, com cenas que causam arrepios. Tudo ao som de uma versão estranha de “All-Star”, do Smash Mouth (aquela que toca em “Shrek”). Assista abaixo:
Comercial criado por IA
Apesar do comercial ter sido gerado por inteligência artificial, duas mentes humanas estão por atrás da sua criação: Helen Power e Chris Boyle, da produtora londrina Privateisland.tv.
Aparentemente, o vídeo foi criado usando modelo Gen-2 AI da Runway. Segundo a publicação, ele é capaz de gerar videoclipes curtos com base nas solicitações do usuário. Processo é parecido com o do ChatGPT, da OpenAI, que fornece respostas para prompts de texto.
À primeira vista, o comercial parece bom – ou até engraçado, dependendo do seu senso de humor. Mas depois de alguns segundos, algo começa a parecer “errado” nele. Um olhar mais atento pode ter percebido isso imediatamente, ao notar que a boca das pessoas não funcionavam como deveriam.
Qualquer suspeita sobre a estranheza das cenas se confirma nos segundos seguintes, quando copos de cerveja viram em latas, rostos inteiros se transformando em novas pessoas e tornados de fogo aparecem (entre outros elementos que não fazem sentido).
Pontos a se considerar
Embora a qualidade desse anúncio seja obviamente ruim, a tecnologia demonstrada impressiona. Além disso, vídeos gerados por IA têm a pior qualidade possível.
Foi o caso de um comercial de pizza, também criado por inteligência artificial, que viralizou recentemente e chocou até Elon Musk. Porém, já existem outros cuja qualidade impressiona. Por exemplo, um anúncio criado para o Partido Republicano com objetivo de queimar candidatura à reeleição do presidente dos EUA, Joe Biden.
O desenvolvimento não vai retroceder. Só vai para frente. Por um lado, gerar vídeo com IA é muito mais difícil, demorado e caro do que texto. Por outro, pode-se esperar que isso mude no futuro, conforme plataformas receberem aprimoramentos em precisão, qualidade e acessibilidade.
A julgar pela corrida desenfreada de IA que rola atualmente entre gigantes de tecnologia – por exemplo, Google e Microsoft – dá para supor, com alto nível de confiança, que a IA será uma grande parte do futuro. Consequentemente, vídeos gerados por IA também, dada a popularidade desse tipo de conteúdo, principalmente nas redes sociais.
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Fonte: Olhar Digital
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