Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Educadores rejeitam proposta de reajuste salarial em Dourados

04/05/2023 às 16:25
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Reunidos em assembleia no Simted Dourados (Sindicato Municipal dos trabalhadores em Educação), profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino rejeitaram a proposta salarial apresentada pela administração municipal.

Os profissionais da educação cobram da prefeitura o pagamento retroativo dos 14,95% de reajuste salarial definido pelo Ministério da Educação ainda em janeiro deste ano, respaldado pelo Piso Nacional do Magistério, através da Lei federal 11.738/2008, que é de cumprimento obrigatório por todos os entes federados.

A proposta da prefeitura é de recomposição inflacionária linear de 6% para quase 100% dos educadores. Conforme o Simted, a administração municipal pretende pagar 14,95% apenas para as letras L-1 e o N-1 (Leigo e Normalista) do Plano de Cargos e Carreiras da Educação Municipal.

Contudo, no município de Dourados, as letras L-1 e N-1 estão quase extintas com poucas dezenas desses profissionais ainda na ativa. Na Reme, quase 100% dos milhares de professores e professoras são graduados com licenciatura e, assim, todas as letras da carreira do magistério possuem direito ao reajuste linear de 14,95% definido pelo MEC, segundo o Simted.

O Sindicato ainda solicita uma reposição salarial de 14,95% para o administrativo municipal, além de um adicional de valorização profissional e a retomada do Prófuncionário.

Fonte: Dourados Agora

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias