Segundo a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira, cerca de 365 milhões de pessoas no mundo são cegas ou tem algum tipo de deficiência visual grave. Pensando nesses 4,5% da população, a Dot, empresa fundada em Seul, lançou tablet capaz de tornar as imagens em telas táteis, o Dot Pad.

O lançamento possui tecnologia que transforma em tátil qualquer conteúdo visual de qualquer fonte por meio de seu processamento de imagem de ponto e tecnologia de atuador. Essas imagens se tornam tocáveis graças aos 2,4 mil pinos que ficam em grade semelhante a pixels, permitindo ser configurada para formar letras, formas e até gráficos.

“Uma criança que cresce com deficiência visual perde muito, e ser capaz de ilustrar facilmente coisas como letras, formas e imagens simples que outros consideram normais é potencialmente uma adição revolucionária à educação K-12,” destacou o TechCrunch.

O lançamento completo do Dot Pad será ainda neste ano, e instituições, como as Universidades da Califórnia, Berkeley, Carnegie Mellon e McGill deverão usufruir da tecnologia em primeira mão, devido à parceria entre fabricante e centros de ensino superior.

A Dot também afirma que está compartilhando de sua tecnologia com empresas concorrentes para ampliar o conhecimento e produção de telas táteis de forma universal. Segundo ela, o ideal é que usuários com deficiência visual não precisem pagar pelos aparelhos.

Com informações de Fast Company