As ações da Qualcomm caíram quase 8% no pré-mercado nesta quinta-feira (04). Tombo veio após fabricante de chips sinalizar que levaria mais tempo para seu mercado de smartphones se recuperar da queda pós-pandemia.

Com isso, valor de mercado da empresa, fornecedora das principais fabricantes de celulares (entre elas, Apple e Samsung Electronics), deve cair US$ 10 bilhões (aproximadamente R$ 50 bilhões, na cotação atual). Isso se as perdas se mantiverem.

Resultados da Qualcomm

Enquanto ações da Qualcomm despencam, concorrência com MediaTek fica mais acirrada (Imagem: viewimage/Shutterstock)

A perspectiva de receita trimestral da Qualcomm foi a segunda vez que uma empresa de chips deixou Wall Street abaixo do esperado nesta semana. A AMD (Advanced Micro Devices) caiu mais de 9% na quarta-feira (03), após uma previsão sombria.

“Apesar de acreditarmos que investidores esperavam falha, este foi reconhecidamente um relatório um tanto preocupante”, disseram analistas da Bernstein, entre as 13 corretoras que reduziram os preços-alvo das ações da Qualcomm.

Empresa culpou fraqueza do timing das aquisições de um cliente que compra apenas modems de celular e a China, onde uma esperada recuperação pós-Covid ainda não se concretizou. A Qualcomm não nomeou o cliente do modem, mas analistas apontaram para a Apple, que divulgará resultados após o fechamento dos mercados.

Também espera-se que próximas duas estimativas trimestrais sejam impactadas adversamente pela Apple. Isso porque empresa comprou modems da Qualcomm em volumes maiores antes do normal, devido a problemas na cadeia de suprimentos.

Já a China continuará sendo dor de cabeça sem cronograma para uma recuperação lá, enquanto concorrência nos chips de smartphones de última geração fica mais acirrada com a MediaTek, de Taiwan, segundo analistas.

Porém…

Houve, sim, alguns sinais encorajadores para a Qualcomm. É que a receita automotiva saltou 20% e a unidade de IoT (sigla em inglês para “internet das coisas”) registrou vendas em ordem.

Isso indica que os esforços da Qualcomm para diversificar além do mercado de processadores para smartphones estavam no caminho certo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!