Pouco tempo depois de apresentar o Chevrolet Bolt EUV no Brasil, a General Motors anunciou que encerraria a linha desses veículos elétricos ainda em 2023. Apesar da popularidade, os motivos para o desligamento da frota não são tão surpreendentes assim. Seria a escolha da montadora inteligente ou precipitada?

Reveses no Chevrolet Bolt

A aposentadoria da linha Chevrolet Bolt, que inclui o Bolt EV e Bolt EUV, não é um choque total. Há apenas alguns anos, em 2020 e 2021, a General Motors teve que pedir um recall (bem embaraçoso) de todos os veículos da submarca por riscos de incêndio na bateria. Claro, isso não foi um ponto alto da empresa em passar segurança e confiabilidade para os consumidores.

Além disso, apesar de ter vendido 140 mil unidades desde sua estreia em 2016 até o final do ano passado, a linha não deu lucro à montadora.

Chevrolet Bolt EV (Foto: Reprodução/Chevrolet)

Precipitado?

Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV
Chevrolet Bolt EUV foi apresentado no Brasil durante o Lollapalooza 2023 (Foto: Reprodução/Chevrolet)

Motivos

Apesar dos reveses, as razões para a aposentadoria são mais práticas: envolvem a mudança na tecnologia das baterias da GM e as estratégias de mercado.

A montadora pretende usar a principal instalação do Bolt para fabricar picapes elétricas e se manter na vanguarda da inovação.

Além disso, a empresa não está desistindo dos elétricos, apenas da linha: a companhia planeja um SUV elétrico sob a marca Chevy Equinox, que deve custar a partir de US$ 30 mil.

Com informações de Fast Company

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!