A Prefeitura de São Paulo irá começar a aplicar a vacina bivalente contra a covid-19 em adultos com mais de 18 anos a partir deste sábado (6). Embora todos com a faixa etária ou mais tenham sido liberados para receber o imunizante desde abril, o município ainda não tinha vacinas suficientes para essa população. 

A vacina bivalente oferece imunização extra tanto para a cepa original da Covid quanto para a variante Ômicron, que se tornou a mais prevalente desde 2022. Importante pontuar que a bivalente não desvalida os imunizantes monovalentes. 

Tanto as vacinas bivalentes quanto as monovalentes, da primeira distribuição, agem do mesmo modo no organismo, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos protetores e células de defesa contra o vírus Sars-CoV-2.  

A imunização com a bivalente da Pfizer se destina especialmente a maiores de 18 anos que: 

Lembrando que deve haver intervalo de quatro meses entre uma dose e outra. Do contrário, o munícipe deverá aguardar completar o período para receber a bivalente. 

Também podem receber a vacina bivalente:

Covid-19 não é mais emergência de saúde global 

Na sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a Covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). O alerta, implementado há três anos, é o mais alto nível de vigilância da organização, mas sua alteração não retira o título de pandemia. Entenda mais aqui

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!