Uma menina norueguesa de apenas 8 anos encontrou um tesouro impressionante enquanto brincava fora da sua escola. O achado foi uma adaga de pederneira feita na Idade da Pedra, que data de 3700 anos atrás.
Em depoimento, a menina identificada apenas como Elise, contou que achou a adaga enquanto brincava em uma área rochosa próximo a sua escola no condado de Vestland.
Eu ia pegar um pedaço de vidro e a pedra estava lá
Elise, em comunicado
Após encontrar a pedra, Elise mostrou-a para sua professora, que logo percebeu que ela era muito antiga e contatou o conselho do condado de Vestland e arqueólogos para analisar o objeto.
A adaga com cerca de 12 centímetros de comprimento é um achado raro na Noruega, já que o silax, uma rocha sedimentar dura, que compõem o artefato, não é encontrado no país. De acordo com Louise Bjerre Petersen, arqueólogo local, o achado provavelmente veio do Mar do Norte, na Dinamarca, e é frequentemente encontrado em vestígios de sacrifícios.
Adaga da Idade da Pedra
O Conselho do Condado de Vestland e o Museu da Universidade do Condado de Vestland, em Bergen, segunda maior cidade da Noruega, fizeram uma varredura nos arredores da escola onde a adaga foi encontrada, em busca de outros vestígios da Idade da Pedra, mas nada novo foi descoberto de acordo com comunicado.
O estilo da adaga indica que provavelmente ela foi feita durante o Neolítico, onde os humanos usavam ferramentas feitas de pedra polida e já domesticavam alguns animais e plantas. Na Noruega, a Idade da Pedra aconteceu entre 10000 a 1800 AEC, e os primeiro caçadores-coletores a começarem a se assentar em locais fixos para a prática de agricultura, o fizeram por volta de 2400 AEC, de acordo com o Talk Norway site noruegues sobre patrimônio e história cultural do país.
Agora a adaga vai ser catalogada e utilizada em pesquisas no Museu da Universidade do Condado de Vestland.
Fonte: Olhar Digital
Comentários