A Bridgestone anunciou o fim da produção de pneus para carros de passeio em sua fábrica em Santo André (SP), no ABC Paulista.
A companhia alegou que pretende focar, nessa planta, somente na fabricação de pneus para caminhões, tratores e off-road, bem como suas molas pneumáticas, a Firestone Airide. Como consequência, 600 dos 3,4 mil funcionários foram demitidos.
Dessa forma, a produção de pneus para veículos de passeio passará a ser realizada exclusivamente em sua fábrica da Bahia. Não se sabe se a Bridgestone realizará mais contratações para a planta baiana.
Esta decisão é parte de processo contínuo de avaliação do negócio e do mercado para assegurar a competitividade da companhia e determinar a melhor alocação de recursos, otimizando o portfólio, processos e cultura para seguir servindo às necessidades do consumidor e mercado.
Bridgestone, em nota oficial
Com relação às demissões, empresa afirmou estar “trabalhando junto ao sindicato e seus empregados em oportunidades de redução do impacto desta decisão à equipe da linha afetada”.
Com informações de UOL
Pesquisa mostra 10 empregos que irão surgir (e sumir) a partir de 2023
O Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) divulgou recentemente seu relatório anual sobre o Futuro dos Empregos para 2023. Nele, o órgão listou quais profissões devem surgir nos próximos cinco anos, bem como as que consequentemente irão sumir.
A maior responsável pelo impacto em ambos os cenários é, claro, a tecnologia, já que diante da transformação no mercado haverá criação de muitas funções, ao mesmo tempo em que várias ficarão obsoletas.
Do período de 2023 a 2027 espera-se que 69 milhões de postos de trabalho sejam criados, mas 89 milhões sejam perdidos, conforme o relatório. Isso representa uma perda líquida de 14 milhões, ou 2% dos empregos disponíveis atualmente.
A análise do WEF é interessante tanto para trazer um panorama sobre o futuro do mercado de trabalho, como para ajudar aqueles que ainda não se decidiram por qual caminho seguir na carreira. Você pode conferir o relatório completo de 2023 sobre o Futuro dos Empregos aqui.
Leia a matéria completa aqui.
Fonte: Olhar Digital
Comentários