Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_img
InícioESPORTESCom dupla 'intransponível', São Paulo se consolida como melhor defesa do Brasil

Com dupla ‘intransponível’, São Paulo se consolida como melhor defesa do Brasil

spot_img

Sete jogos juntos, zero gols sofridos. A dupla responsável pela marca, que impressiona, é formada por um jovem promissor e um defensor experiente. Lucas Beraldo, de 19 anos, e Robert Arboleda, de 31, ainda não viram juntos seu time ser vazado, protagonistas hoje da melhor defesa entre os clubes da elite: o São Paulo.

Os dados podem causar certa estranheza. Afinal, o São Paulo teve um início de temporada pouco animador, foi eliminado nas quartas de final do Paulista e mudou recentemente de técnico – Dorival Júnior entrou na vaga de Rogério Ceni. Mas mesmo com Ceni, o time já mostrava segurança defensiva. A queda no estadual, por exemplo, foi depois de um 0 a 0 no tempo regulamentar.

A evolução na defesa é evidente. Com Dorival Júnior, o São Paulo sofreu apenas um gol até o momento, em cinco jogos disputados (empate em 1 a 1 com o Coritiba). Nos últimos 11 jogos, o São Paulo sofreu gols em apenas dois. Além do Coxa, o Botafogo, surpreendente líder do Brasileirão, venceu o Tricolor Paulista por 2 a 1.

Com 13 gols sofridos em 22 jogos, o São Paulo é hoje a equipe menos vazada da elite, à frente de Fluminense e Grêmio, que sofreram 16 gols em 24 jogos até aqui. A média da equipe do Morumbi é superior, com 0,59 gol sofrido por partida, contra 0,66 dos outros dois clubes que completam o pódio.

Diversos fatores contribuem para os bons números do São Paulo na defesa. O setor funcionou com nomes diferentes ao longo de 2023 e até com sistemas de jogo diferentes, em alguns momentos com três zagueiros escalados. Mas é impossível não mencionar a evolução do jovem Lucas Beraldo, de apenas 19 anos, como determinante para o bom desempenho. 

Grande promessa da base são-paulina na zaga, Lucas Beraldo foi promovido em 2022 ao time principal tricolor. Embora cercado de altas expectativas, o planejamento era de adaptação gradual. Foram quatro jogos apenas na temporada anterior. O zagueiro começou 2023 como quarta opção na zaga, com Arboleda, Ferraresi e Alan Franco a sua frente. Mas mesmo quando os dois primeiros sofreram com lesões mais sérias, o São Paulo não foi ao mercado em busca de reposição, em voto de confiança na cria de Cotia.

Beraldo conquistou rapidamente seu espaço e já conta com 16 jogos disputados. 15 deles como titular. Mas é com a contribuição da experiência de Arboleda que o talento do jovem defensor tem aflorado em sua melhor versão. Foram sete partidas juntos e ainda sem gols sofridos.

A primeira partida da dupla, na realidade, conta apenas para efeitos estatísticos. Afinal, Beraldo entrou no fim, na vaga de Ferraresi, e atuou apenas por sete minutos ao lado de Arboleda em clássico contra o Palmeiras. Foi também o último ato do venezuelano até aqui, com grave lesão nos ligamentos do joelho direito. Logo depois foi a vez do equatoriano virar desfalque por longo prazo.

O retorno da “dupla” foi em abril, contra o Tigre, da Argentina. Na realidade, um trio, com Alan Franco também escalado como titular. De lá para cá, Arboleda e Beraldo atuaram mais cinco vezes e mantiveram os gol tricolor, defendido por Rafael, bem protegido. O goleiro, aliás, é outro destaque positivo em 2023.

Ao todo, Arboleda e Beraldo estiveram juntos cinco vitórias e dois empates, entre Paulista, Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão. Foram 10 gols marcados e nenhum sofrido. Ao menos na defesa o São Paulo não parece ter motivos para preocupação.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img