A montadora chinesa de veículos MG Motor, da SAIC Motor, lançou mais um modelo no mercado indiano: o minicarro elétrico Comet EV. E, até o momento, é o carro mais barato dessa categoria no país. Ideia da empresa é usá-lo para enfrentar rivais locais – por exemplo, a Tata Motors – no terceiro maior mercado automotivo do mundo.

O minicarro de duas portas roda 230 quilômetros com uma única carga e custa a partir de US$ 9,8 mil (aproximadamente R$ 49 mil em conversão direta, na cotação atual). Assim, EV (sigla em inglês para “veículo elétrico”) chinês sai mais barato que o Tiago, EV de quatro portas da Tata. Apesar de mais caro – US$ 10,4 mil (R$ 52 mil) – ele anda mais com uma carga (entre 250 e 315 km, segundo a fabricante).

Novo minicarro elétrico

Painel do Comet EV, minicarro elétrico da MG Motor
O Comet, projetado para acomodar quatro pessoas, é o segundo EV da MG no mercado indiano (Imagem: Divulgação/MG Motor)

A MG Motor lançou o Comet EV como um carro de passeio ideal para cidades e estradas congestionadas da Índia. Isso porque o carrinho é “extremamente fácil de manobrar na selva urbana”, disse o head da montadora na Índia, Rajeev Chaba, durante um evento virtual de lançamento. “É para quem procura solução inteligente para combater problemas de mobilidade urbana de hoje”, acrescentou.

Porém, as vendas de veículos elétricos representaram menos de 2% do total de vendas anuais de carros na Índia – 3,9 milhões de veículos em 2022-23. E a Tata Motors domina esse mercado por lá. Mas o governo do primeiro-ministro Narendra Modi quer aumentar para 30% até 2030.

O Comet, projetado para acomodar quatro pessoas, é o segundo EV da MG no mercado indiano. Lá, a montadora também vende o ZS, seu maior SUV elétrico. E a fabricante chinesa espera que EVs respondam por 25% a 30% de suas vendas na Índia em 2023.

Concorrência

Tiago EV, da Tata Motors, estacionado e conectado a um carregador na parede
O Tiago EV, da Tata Motors, é um pouco mais caro, mas é maior e tem alcance maior com uma carga (Imagem: Divulgação/Tata Motors)

A rival BYD também lançou seu primeiro EV na Índia em 2022, com um plano de dominar 40% do mercado de carros elétricos do país até 2030.

O preço do Comet, no entanto, parece ser caro em comparação com outros preços de carros EV de entrada, devido ao seu tamanho pequeno, disse Gaurav Vangaal, da S&P Global Mobility.

Os carros não são mais apenas mobilidade, pois se tornam parte de um estilo de vida. Esperamos que a MG encontre clientes suficientes para seu veículo, mas pode ficar aquém de suas metas de produção.

Gaurav Vangaal, da S&P Global Mobility

Já na Bolívia, a startup Quantum Motors lançou um minicarro elétrico ainda mais barato que o Comet EV – custa menos de R$ 40 mil. Porém, ele tem espaço apenas para até três pessoas (de porte “não muito grande”), velocidade máxima de 56 km/h e alcance de 95 km com uma única carga.

Com informações da Reuters