As companhias alemãs Siemens e SAP criticaram o projeto de lei da União Europeia (UE) sobre o uso de dados. Segundo a Reuters, as empresas se uniram a instituições dos Estados Unidos (EUA) para enviar uma carta à Comissão Europeia apontando que a proposta coloca em risco segredos comerciais.
Arrisca-se a minar a competitividade europeia ao exigir o compartilhamento de dados — incluindo conhecimento básico e dados de design — não apenas com o usuário, mas também com terceiros. Efetivamente, isso pode significar que as empresas da UE terão que divulgar dados a concorrentes de outros países, principalmente aqueles que não operam na Europa e contra os quais as salvaguardas da Lei de Dados seriam ineficazes.
Siemens, SAP e outras empresas em carta conjunta à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A carta pediu salvaguardas para permitir que as empresas recusem pedidos de compartilhamento de dados em que segredos comerciais, de segurança cibernética, saúde e segurança estejam em risco.
Em relação a uma disposição que permite aos clientes alternar entre diferentes provedores de nuvem, as companhias disseram que a legislação deve preservar a liberdade contratual, permitindo que clientes e provedores cheguem a um acordo que funcione melhor para cada caso de negócios.
Entenda mais aqui sobre a Lei de Dados da UE.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários