Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes que fazem parte do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação em João Pessoa, na Paraíba. Confira:
Chuva de Meteoros
Gabriel Wolgrand de Oliveira Rocha, de 6 anos e aluno do 2° Ano do Colégio Pio XI, escolheu essa belíssima composição que mostra vários meteoros da Geminídeas registrados a partir da China em 2012. A Geminídeas ocorre anualmente em torno do dia 14 de dezembro e é uma das principais chuvas de meteoros no Hemisfério Norte. Aqui, no Hemisfério Sul, uma das mais intensas é a Eta Aquáridas, que tem máxima na madrugada entre 5 e 6 de maio e é gerada por detritos do Cometa Halley. Apesar de neste ano a Lua Cheia atrapalhar as observações, ofuscando os meteoros mais tênues, vale a pena acordar mais cedo para acompanhar essa chuva no final da madrugada.
Grande Nebulosa de Eta Carina
Já Miguel Firmino Pereira Seixas, de 8 anos e aluno do 4° ano do Colégio GGE, escolheu essa obra de arte cósmica, que registra a porção norte de uma das maiores e mais brilhantes nebulosas do céu noturno. A Grande Nebulosa de Eta Carina é um estonteante complexo de aglomerados estelares e nebulosas de gás e poeira, facilmente vista a olho nu em céus escuros do Hemisfério Sul do planeta. Na imagem, é possível ver a brilhante nebulosa Gabriela Mistral (abaixo e à esquerda) o aglomerado estelar NGC 3293 (no centro) e a intrincada nebulosa de emissão Loden 153 (acima e à direita). Tudo isso dentro de uma pequena região do complexo, ocupando uma área um pouco maior que uma Lua Cheia.
Quem escolheu
Tanto o Grabriel quanto o Miguel, são atendidos pelo NAAHS, o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, que oferece suporte aos sistemas de ensino no atendimento às necessidades especiais de alunos com altas habilidades, possibilitando a construção do processo de aprendizagem, com vista ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Entre os principais interesses dos estudantes no NAAHS está a Astronomia, e por isso, a Associação Paraibana de Astronomia e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB, estão sempre realizando atividades astronômicas voltadas para esse grupo tão especial.
Fonte: Olhar Digital
Comentários