Quando pensamos em lixo espacial normalmente imaginamos satélites danificados e, principalmente, restos de lançamentos. Mas uma dupla de cosmonautas russos literalmente jogou lixo no Espaço. Mas calma, isso não deve causar nenhum tipo de poluição.
Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin lançaram para o infinito um pedaço descartado de um hardware enquanto caminhavam no exterior da Estação Espacial Internacional (ISS) e realizavam manutenções no local.
Durante a transmissão ao vivo que exibiu a caminhada, um dos cosmonautas disse “Tchau. Simplesmente voa lindamente”. A dupla estava movendo uma eclusa de ar entre duas partes da ISS.
Embora o problema com lixo espacial seja uma constante preocupação das agências, já que o acúmulo de material na atmosfera pode gerar consequências sérias, esse caso na ISS é diferente.
Isso porque de acordo com a BBC, como é muito pequeno, o objeto deve se queimar eventualmente na atmosfera da Terra, sem gerar maiores problemas para nós.
Lixo espacial é um problema cada vez maior
Apesar de não nos colocar em risco, a atitude mostra como é comum o descarte de materiais durante operações espaciais. Especialistas estimam que existam cerca de 100 milhões de pedaços de detritos de aproximadamente um milímetro de diâmetro espalhados pelo espaço ao redor do nosso planeta.
Embora pequenos, esses objetos podem causar danos. A ISS, por exemplo, já precisou fazer diversas manobras de correção para fugir de detritos na órbita terrestre.
Mesmo que muitos detritos sejam programados para queimarem na atmosfera, como os satélites aposentados da Starlink, muitas vezes não é possível saber quando essa reentrada vai ocorrer, o que torna tudo um pouco imprevisível.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários