Forças Policiais de Naviraí revisam Plano de Defesa de Segurança Pública

Ocorreu na data de ontem (09.05) em Naviraí, uma grande reunião e treinamento envolvendo todas as forças policiais com o objetivo de revisar o Plano de Defesa do Município, o qual é destinado a fazer o enfrentamento aos crimes violentos de domínio de cidade, popularmente conhecido como “novo cangaço”.

O treinamento iniciou com uma reunião entre os chefes das Delegacias da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil, do Departamento de Operações de Fronteiras, do Diretor da Polícia Penal e do Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar. O treinamento ocorreu até a madrugada dessa quarta-feira.

O treinamento reuniu centenas de policiais militares, civis, penais, federais, rodoviários federais e do Departamento de Operações de Fronteira. Em agosto de 2022, já houve um grande simulado do Plano de Defesa, que envolveu a simulação de um ataque na região bancária da cidade. Agora em 2023, o objetivo é manter todo o efetivo policial treinado e capacitado para enfrentar este tipo de delito, caso venha a ocorrer em Naviraí.

Segundo o Comandante da Polícia Militar de Naviraí, Tenente Coronel João Paulo, “em Naviraí a integração entre órgãos estaduais e federais é um dos pontos fortes do Plano de Defesa, em que cada força policial já sabe anteriormente o que fazer nos eventos dessa natureza. Nesse tipo de ocorrência, todos os policiais de serviço e de folga sabem como atuar em resposta ao crime violento”.

O Estado de Mato Grosso do Sul realizou ano passado diversos simulados do plano de defesa nas principais cidades no interior do Estado, como Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e outras, e não registra nenhum episódio recente desse tipo de crime, diferente de outros Estados do País.

Assessoria de Comunicação Social – CPA/1 – 12º BPM.

Comentários