As baterias de íon de lítio são usadas em dispositivos eletrônicos e veículos elétricos. Além disso, servem como reservatórios de energia renovável excedente, por exemplo: eólica e solar. Mas à medida que o mundo se eletrifica, tecnologias adicionais de bateria serão necessária para atender à demanda crescente. Entra em cena o íon de sódio.

Para quem tem pressa:

As baterias de íon de sódio têm design semelhante às suas contrapartes de íon de lítio e podem ser fabricadas usando métodos relacionados. Ambos os tipos de bateria geram eletricidade por meio de reação química e são compostos por um ânodo, cátodo, separador e um eletrólito.

Baterias de íon de sódio

Bateria de íon de sódio da CATL
Baterias de íon de sódio são parecidas com as de lítio, mas diferentes (Imagem: Divulgação/CATL)

Neste tipo de bateria, os íons de lítio são substituídos por íons de sódio no cátodo. E os sais de lítio são trocados por sais de sódio no eletrólito.

Baterias de íon de sódio existem há décadas, mas desenvolvimento em larga escala da tecnologia foi abandonado, em favor das baterias de íon de lítio. Agora, esta tecnologia está sendo reconsiderada.

Empolgação em torno das baterias de íon de sódio aumentou após a maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo, a CATL (Contemporary Amperex Technology), revelar, em 2021, que estava investindo na tecnologia. Segundo a empresa, plano era de estabelecer cadeia básica de fornecimento industrial ainda em 2023.

Vantagens para carros elétricos

Carro da Tesla andando na rua
Baterias de íon de sódio têm vantagens únicas para carros elétricos (Imagem: Matt Weissinger/Pexels)

As baterias de íon de sódio ainda não podem oferecer o tipo de autonomia para veículos elétricos que as baterias de íon de lítio oferecem. Mas apresentam algumas vantagens únicas.

Por exemplo: materiais utilizados nas baterias de íon de sódio tendem a ser mais baratos do que os das baterias de íon de lítio.

Não utiliza materiais brutos caros. Não há cobalto, não há cobre, não há lítio, não há grafite, que são controlados principalmente pela China hoje em dia.

James Quinn, CEO da Faradion, fabricante britânica de baterias de íon de sódio

Executivo acrescentou que as baterias de íon de sódio também são mais seguras. Isso porque elas podem ser completamente descarregadas para transporte.

Outras fabricantes

A Natron Energy, sediada no Vale do Silício, também está trabalhando para comercializar a tecnologia de bateria de íon de sódio. Entre seus clientes, estão United Airlines e a Chevron. Esta está usando baterias da Natron em estações de carregamento para veículos elétricos.

Imagine chegar à estação. Há um monte de carregadores lá e todos os carros se conectam ao mesmo tempo. A carga de energia na rede elétrica é enorme. Pode ser realmente difícil para a rede suportar todos esses carregadores de veículos simultaneamente. Por isso, muitos operadores de estações estão adotando um modelo em que eles colocariam grandes baterias estacionárias na estação para fornecer pulsos de energia para carregar os veículos.

Colin Wessells, CEO e co-fundador da Natron