A japonesa Panasonic informou, nesta quarta-feira (10), que espera recorde de lucro líquido em 2023. Expectativa da empresa vem por conta das vendas robustas de baterias automotivas para Tesla e grande crédito fiscal nos Estados Unidos.

O conglomerado industrial fornece baterias para a montadora de Elon Musk, considerada líder no nicho de EVs (sigla em inglês para “veículos elétricos”) nos EUA. Agora, conglomerado está expandindo seus negócios de energia, enquanto taxas de inflação persistentemente altas em todo o mundo amortecem sentimento do consumidor.

Projeções da Panasonic

Homem em evento tirando foto de produtos da Panasonic
Lei de Redução da Inflação dos EUA deve garantir crédito fiscal para operações de baterias automotivas da Panasonic (Imagem: Reuters)

Empresa japonesa prevê que lucro líquido crescerá 32% em relação a 2022 – isto é, para um recorde de US$ 2,59 bilhões (aproximadamente R$ 13 bilhões, na cotação atual). Isso porque marca espera crédito fiscal para operações de baterias de veículos elétricos sob a Lei de Redução da Inflação dos EUA. Na prática, essa manobra aumentaria seus resultados em US$ 74 milhões (R$ 370 milhões).

Além disso, perspectiva de lucro líquido aumentaria 23% em relação ao recorde anterior, de aproximadamente US$ 2 bilhões (R$ 10 bilhões), estabelecido no ano encerrado em março de 2019.

Já em relação ao lucro operacional, empresa espera US$ 3,18 bilhões (R$ 16 bilhões) para o ano até março de 2024 – contra US$ 2,13 bilhões (R$ 10,6 bilhões) no ano anterior. Isso supera a média de US$ 2,84 bilhões (R$ 14,2 bilhões) de 20 estimativas de analistas compiladas pela Refinitiv.

No quarto trimestre do ano encerrado em 31 de março, a Panasonic registrou lucro operacional de US$ 40 milhões (R$ 200 milhões). Isso comparado a US$ 62 milhões (R$ 310 milhões) no ano anterior e a média de US$ 44 milhões (R$ 220 milhões) de 12 estimativas de analistas.

Vendas e produção da Tesla

Carro da Tesla em exibição com um rapaz dentro e outro olhando
Postura da Tesla faz sentido porque montadora usa cortes de preço para aumentar suas vendas (Imagem: Getty Images)

Projeção otimista da Panasonic surfa na onda da demanda da Tesla por baterias automotivas. Só que enquanto produção da montadora de Elon Musk aumenta, suas vendas caem.

O cenário é o seguinte: a Tesla continua fabricando modelos considerados antigos, em vez de abandoná-los para se concentrar em alternativas mais populares. Empresa faz isso porque esses modelos ainda fornecem lucros confiáveis.

Isso pode ser ainda mais necessário agora, porque montadora de Musk usa cortes de preços para tentar aumentar suas vendas.

Com informações da Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!