The Legend of Zelda é uma das franquias de maior sucesso da Nintendo, conta com cerca de 19 jogos e alguns spin-offs.

Atualmente os fãs estão ansiosos pela continuação de The Legend of Zelda: Breath of the Wild responsável por dar novos ares a série e revolucionar os jogos de mundo aberto. O título ganhou o prêmio de melhor jogo do ano no The Game Awards de 2017. Tears of The Kingdom será lançado para o Switch na próxima sexta-feira (12).

Mas antes dos títulos atuais da franquia, The Legend of Zelda teve um jogo que também é muito querido pelos fãs e possui um fato interessante: foi inspirado em Twin Peaks, uma das grandes séries de TV dos anos 90.

Esse jogo é The Legend of Zelda: Link’s Awakening lançado para Game Boy Color. Em entrevista à Vice, Takashi Tezuka, diretor do jogo, explicou como a série de TV inspirou esse título de Zelda.

Na época, Twin Peaks era bastante popular. O drama era sobre um pequeno número de personagens em uma cidade pequena… Então, quando se tratava de The Legend of Zelda: Link’s Awakening, eu queria fazer algo que, embora fosse pequeno o suficiente para entender facilmente, também tivesse características profundas e distintas.

Takashi Tezuka.

Diferente de outros títulos da franquia, Link’s Awakening é o primeiro a não acontecer na terra de Hyrule e também conta com a presença de Zelda. 

Nesse jogo Ling começa acordado preso na ilha de Koholint, guardada por uma divindade chamada Wind Fish. Para sair da ilha, Link precisa encontrar oito instrumentos musicais que despertarão o Wind Fish. Enquanto busca pelos instrumentos, Link precisa lutar contra inimigos e resolver uma série de quebra-cabeças. 

Onde está a influência de Twin Peaks

zelda twin peaks
Imagem: ABC / Reprodução

O texto abaixo contém spoilers do jogo e da série!

Quando Link acorda na ilha é acolhido por Marin, um personagem que fica fascinado por ele e informa que a única forma de acordar o Wind Fish é encontrar os instrumentos das sereias. O protagonista também conhece uma coruja misteriosa.

Durante uma das viagens para descobrir um dos instrumentos, Link vê um mural que diz que a ilha é apenas um mundo de sonho criado pelo Wind Fish. Uma coruja que abordou Link no início do jogo diz que apenas a divindade que guarda a ilha pode confirmar a informação descrita no mural.

Quando Link finalmente reúne os oito instrumentos e acorda a Wind Fish tocando a música Balada do Peixe do Vento em sua ocarina (instrumento de supro), a divindade confirma que a ilha é realmente um sonho. O protagonista toca novamente a música, então ele e Wind Fish acordam e todos os habitantes da ilha desapareceram, como se nada que Link vivenciou durante o jogo tivesse acontecido.

É desse aspecto de “foi tudo um sonho” que vem a inspiração de Twin Peaks. Apesar da série nunca ter sugerido diretamente que tudo se tratava de um sonho, os acontecimentos fora de ordem episódio após episódio remetiam a um sonho.

Com informações de Collider.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!