Com 4,5 bilhões de viagens de passageiros por ano e mais de 16 milhões de aviões decolando nos EUA todos os anos, as aeronaves são responsáveis por 2,5% das emissões globais de CO₂, de acordo com o Global Carbon Project, e o problema está crescendo.
Uma solução proposta rivaliza com o poder dos combustíveis fósseis sem as emissões – o hidrogênio. Com a indústria tentando atingir emissões líquidas zero até 2050, grandes players como a Airbus e startups estão explorando a tecnologia.
A Airbus está olhando para o hidrogênio há muito tempo e recentemente, nos últimos anos, aumentou esse foco. Olhando tanto para a célula de combustível de hidrogênio quanto para a combustão de hidrogênio.
Martha Neubauer, associada sênior da AeroDynamic Advisory
Duas startups, ZeroAvia e Universal Hydrogen, também estão buscando aeronaves movidas a hidrogênio. Ambas concluíram recentemente voos de teste com aviões de tamanho regional e esperam entrar no mercado até 2025.
Mas desafios significativos estão por vir, desde a obtenção de aprovação regulatória até o desenvolvimento da infraestrutura de hidrogênio.
Airbus
A Airbus anunciou projetos conceituais para vários aviões movidos a hidrogênio com emissão zero em 2020 e pretende testar motor a hidrogênio em um A380 em 2026.
Segundo a Airbus, todos os três conceitos ZEROe são aeronaves híbridas a hidrogênio. Eles são alimentados por combustão de hidrogênio via motores de turbina a gás modificados. O hidrogênio líquido é usado como combustível para combustão com oxigênio.
Além disso, as células de combustível de hidrogênio criam energia elétrica que complementa a turbina a gás, resultando em sistema de propulsão híbrido-elétrico altamente eficiente. Todas essas tecnologias são complementares e os benefícios são aditivos, completa a empresa. Confira os modelos abaixo:
Turbofan
Dois motores turbofan de hidrogênio híbrido fornecem empuxo. O sistema de armazenamento e distribuição de hidrogênio líquido está localizado atrás do anteparo de pressão traseiro.
Turboélice
Dois motores turboélice híbridos de hidrogênio, que acionam hélices de oito pás, fornecem empuxo. O sistema de armazenamento e distribuição de hidrogênio líquido está localizado atrás do anteparo de pressão traseiro.
Corpo de asa mista (Blended-Wing Body – BWB)
O interior excepcionalmente amplo abre várias opções para armazenamento e distribuição de hidrogênio. Aqui, os tanques de armazenamento de hidrogênio líquido são armazenados sob as asas. Dois motores turbofan híbridos de hidrogênio fornecem impulso.
Fonte: Olhar Digital
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