A Hyundai está se esforçando ao máximo para se tornar uma das três maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo até 2030. Com investimentos em pesquisa e desenvolvimento, construção de novas fábricas e plataformas, além da expansão de linhas e capacidade de produção de veículos elétricos, a montadora sul-coreana está determinada a alcançar esse objetivo ambicioso.

De acordo com o CEO da Hyundai Motor Company, Jaehoon Chang, a empresa está atualmente desenvolvendo mais duas plataformas, o que possibilitará o lançamento de 18 modelos até 2030. Além disso, a Hyundai tem como meta atingir a venda de 2 milhões de veículos elétricos por ano ao redor de 2030.

Os veículos elétricos da Hyundai são atualmente desenvolvidos em uma plataforma avançada exclusiva, a Hyundai Electric Global Modular Platform (E-GMP). O SUV compacto Ioniq 5, lançado em 2021, foi o primeiro modelo da sub-marca Ioniq, focada em veículos elétricos, a ser desenvolvido sobre a plataforma E-GMP.

Posteriormente, a Hyundai lançou o sedã Ioniq 6 em 2022. Uma plataforma de veículos elétricos possibilita a produção de futuros modelos em larga escala, além de reduzir os custos de desenvolvimento e fabricação.

É importante termos uma plataforma dedicada para veículos elétricos. Nossa plataforma de veículos elétricos, a E-GMP, é um grande facilitador para garantir o desempenho, confiabilidade e usabilidade dos veículos elétricos. Acredito que seja um forte habilitador para o futuro.

Jaehoon Chang, CEO da Hyundai Motor Company

hyundai
Imagem: TY Lim / Shutterstock.com

A Hyundai planeja lançar veículos em 2025 com base em suas duas novas plataformas de veículos elétricos, a eM e a eS, que deverão possibilitar um desenvolvimento mais eficiente e uma redução de custos ainda maior.

O Grupo Hyundai Motor, que engloba as marcas Hyundai, Kia e Genesis, conquistou o sexto lugar no ranking global de vendas de veículos elétricos de 2022, realizado pela SNE Research. No ano passado, foram entregues 510.000 unidades de veículos elétricos, um aumento de 40,9% em relação a 2021, segundo a SNE Research.

A primeira posição ficou com a chinesa BYD, que entregou 1,87 milhão de unidades, seguida pela Tesla, com 1,31 milhão de unidades. A Volkswagen, da Alemanha, e a Geely, da China, ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente.

Nos últimos três anos, nosso crescimento do EBIT foi de 50% ao ano. Isso se deve principalmente aos nossos produtos, especialmente o Ioniq 5 e o Ioniq 6, que são bem recebidos pelos clientes. Poderemos manter o momentum. Temos outro veículo elétrico, o Ioniq 7, o maior SUV de três fileiras, em nosso cronograma para o próximo ano. Portanto, essa é uma visão de curto prazo do que estamos fazendo.

Jaehoon Chang

hyundai
Imagem: Gabriel Nica / Shutterstock.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!