Segunda-feira, Novembro 25, 2024
spot_img
InícioESPORTESPreocupação no estadual, defesa passa a ser trunfo do Vitória na Série...

Preocupação no estadual, defesa passa a ser trunfo do Vitória na Série B

spot_img

O Vitória vive o seu melhor momento na temporada 2023, ou o melhor momento há alguns anos do clube baiano. Líder isolado do Campeonato Brasileiro da Série B, com 100% de aproveitamento, o Leão chega a cinco rodadas somando 15 pontos, mas um detalhe chama atenção. Até aqui o Vitória não foi vazado na competição, igualando o recorde histórico da Chapecoense em 2020.

No entanto, o rubro-negro baiano não tinha essa consistência defensiva até o início da segunda divisão. Ainda em 2023, o Leão teve a terceira pior defesa do Campeonato Baiano, a quarta pior da Copa do Nordeste, além de ser eliminado ainda na primeira fase da Copa do Brasil sofrendo dois gols do Nova Iguaçu. Aspectos como os ajustes do técnico Léo Condé e o novo quarteto defensivo são fatores que explicam a virada de chave no time.

Chegando ao clube em fevereiro para substituir João Burse, o treinador Léo Condé demorou a engrenar e alinhar boas atuações, resultado e defesa coesa. Ele chegou apostando numa linha de cinco defensores, com três zagueiros e dois alas. Mas com Zeca e João Lucas (ou Lazaroni) mais avançados, e o time atuando com uma linha um pouco mais alta, as condições de contra-ataque em velocidade nas costas dos marcadores eram criadas. Sem jogadores de características defensivas atuando no meio de campo, a proposta colocava o Vitória em vulnerabilidade nas situações defensivas.

As chegadas do zagueiro Wagner Leonardo, vindo do Portimonense, de Portugal, e do  lateral-esquerdo Marcelo, 24 anos, que defendia as cores do São José-RS, deram algumas respostas a Léo Condé durante os treinos.

Então o treinador voltou atrás e começou a montar o time com uma linha de quatro na defesa, trazendo os alas de volta para a posição de laterais, e criando uma sustentação no meio com dois volantes de mais marcação. Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Marcelo começaram a formar a zaga titular, enquanto Rodrigo Andrade e Léo Gomes passaram a criar uma barreira à frente da última linha.

A mudança de estratégia também passou por uma cobrança na postura da equipe em campo, algo que foi confirmado pelo volante Léo Gomes em coletiva de imprensa. “O trabalho que Léo (Condé) vem fazendo tem sido muito consistente e já soma alguns jogos sem tomar gols. O momento não é responsabilidade só da linha de defesa e passa por todos que estão ali na frente nos ajudando”, disse. 

O Vitória segue em busca de manter a boa fase, algo que pode levar o clube a alcançar marcas nunca antes vistas na história dos pontos corridos da Série B. Mas isso tudo só dependerá do trabalho seguir garantindo bons resultados em campo.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img