Marte hoje é um enorme deserto, mas um dia o planeta vermelho já teve água. Indícios disso estão por toda parte, inclusive em um dos registros mais recentes feitos pelo rover perseverance, que fez imagens de um rio seco encontrado na Cratera Jezero.
Por que é importante?
O local possui enormes pedras em forma de leque com cerca de 250 metros de altura. As dezenas de curvas indicam um fluxo rápido, que pode fazer parte de um grande e poderoso sistema fluvial.
Isso indica um rio de alta energia que está transportando muitos detritos. Quanto mais poderoso o fluxo de água, mais facilmente é capaz de mover pedaços maiores de material
Libby Ives, pesquisadora de pós-doutorado no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA
Rover perseverance encontra rio em Marte
Os cientistas acreditam que as camadas eram bem mais altas no passado, mas o evento ao longo dos milhares de anos moveu sedimentos, formando pilhas de entulho nas laterais.
“O vento agiu como um bisturi que cortou o topo desses depósitos”, disse Michael Lamb, da Caltech, especialista em rios e colaborador da equipe científica do Perseverance. “Nós vemos depósitos como este na Terra, mas eles nunca estão tão bem expostos quanto aqui em Marte. A Terra está coberta de vegetação que esconde essas camadas.”
“O que é emocionante aqui é que entramos em uma nova fase da história de Jezero. E é a primeira vez que vemos ambientes como este em Marte,” disse a vice-cientista do projeto Perseverance, Katie Stack Morgan do JPL. “Estamos pensando em rios em uma escala diferente da que tínhamos antes.”
Fonte: Olhar Digital
Comentários