O Uber anunciou nesta quarta-feira (10) a expansão do piloto de gravação de vídeo que vem sendo realizado no Brasil desde o final do ano passado.

A nova etapa do piloto está sendo testada por motoristas parceiros de Campinas (SP) e Petrópolis (RJ) que utilizam o sistema operacional Android. Essa funcionalidade permite a gravação de vídeo diretamente pelo aplicativo Uber, utilizando o celular do motorista.

Ampliação do piloto no Brasil

Com essa expansão, já são quatro as cidades brasileiras que participam do piloto de gravação de vídeo do Uber. Motoristas parceiros de Santos (SP) e João Pessoa (PB), utilizando aparelhos iOS, já testam o recurso desde o final do ano passado.

Além disso, testes semelhantes estão sendo realizados em algumas cidades dos Estados Unidos.

Importância das gravações para a segurança

Pessoa com celular na mão esperando, na beira de uma calçada, Uber chegar
Imagem: Reprodução

Mariana Esteves, gerente de produto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Uber em São Paulo, destacou a importância das gravações para a empresa:

Quando pensamos em entender melhor situações que acontecem dentro do veículo, voltamos sempre ao tema das gravações. Sabemos que a gravação pode ser uma ferramenta poderosa para incentivar todos a se comportarem da melhor maneira possível, sabendo que estão sendo gravados, e que também ajuda a fornecer evidências concretas do que realmente aconteceu em um incidente.

Mariana Esteves

Como funciona a gravação de vídeo no aplicativo Uber

Privacidade e acesso às gravações

Motorista de Uber
Imagem: structuresxx / Shutterstock.com

Assim como no recurso de gravação de áudio, chamado U-Áudio, as gravações de vídeo e áudio são criptografadas no celular do motorista.

Nem o Uber, nem o próprio motorista possuem acesso direto aos arquivos gravados, pois não possuem a chave de criptografia. Antes de embarcar, o usuário é informado de que sua viagem será gravada e pode optar por cancelar e solicitar outro carro, se preferir.

Análise e investigações

A equipe de atendimento do Uber só pode acessar o conteúdo das gravações mediante um reporte de incidente de segurança no aplicativo. Se o motorista parceiro abrir uma reclamação, ele terá a opção de adicionar o arquivo com o vídeo relacionado.

Nesse momento, o Uber, que possui a chave de criptografia, poderá acessar os registros. Além disso, as autoridades competentes têm o direito de solicitar acesso a essas gravações conforme a legislação vigente.

Outros recursos de segurança anunciados

Além da gravação de vídeo, o Uber anunciou outros recursos de segurança. Um deles é a criação de uma nova seção no Centro de Aprendizagem do aplicativo, que fornecerá dicas e orientações para lidar com situações difíceis.

Entre os temas abordados, estão a segurança viária, a interação com passageiros embriagados, o transporte de crianças e menores, e a maneira de lidar com passageiros mal-educados. Esses conteúdos foram desenvolvidos em colaboração com especialistas e motoristas experientes.

O Uber também implementou uma ferramenta que permite aos motoristas parceiros relatarem nomes de usuários potencialmente falsos ou inapropriados, como “Batman” ou “Super Homem”, para que possam ser corrigidos. Essa opção já está disponível na seção de Ajuda do aplicativo do motorista.