A Apple anunciou nesta sexta-feira (12) a abertura de sua primeira loja on-line no Vietnã. De acordo com comunicado da big tech, a partir da semana que vem a plataforma já deve estar disponível para a região

Vale lembrar que esse não é o primeiro passo da Apple em direção aos mercados emergentes. Recentemente, a companhia também anunciou a abertura da sua primeira loja na Índia, em Mumbai — bem no centro financeiro do país. O empreendimento é o que tem impulsionado as vendas da companhia, segundo seus resultados financeiros.

Para o CEO da Apple, Tim Cook, os mercados emergentes oferecerão mais oportunidades de crescimento, com populações mais jovens e onde relativamente há poucos iPhones. 

Estamos orgulhosos de estar expandindo no Vietnã. 

O’Brien, vice-presidente sênior de varejo da Apple. 

Não há planos, por enquanto, da abertura de uma loja física no país. Contudo, as lojas on-line geralmente precedem a chegada de lojas de varejo. Na Índia, por exemplo, a primeira loja on-line chegou em 2020. 

A Apple já vende produtos no Vietnã por meio de fornecedores licenciados e possui vários fornecedores que montam seus gadgets no país para exportação. 

Netflix também no Vietnã 

Na mira das grandes empresas, a Netflix também tem planos de investir no Vietnã, mas com a abertura de um escritório. O empreendimento no local pode tornar o streaming a primeira grande empresa de tecnologia dos Estados Unidos com presença direta no país do Sudeste Asiático.  

O negócio é confidencial e está no início do planejamento, mas pode ser anunciado até o fim de 2023. 

Com informações da Reuters