Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO E agora, ChatGPT? Novo chatbot lê romance em 22 segundos

E agora, ChatGPT? Novo chatbot lê romance em 22 segundos

Boneca Barbie com braço esquerdo estendido e, ao fundo, logomarca da startup Anthropic

Um ponto importante no funcionamento dos chatbots de Inteligência Artificial (IA) é a memória. Os sistemas são treinados a partir de textos e a quantidade de palavras que as ferramentas podem processar para, então, reutilizá-las (o que é conhecido como “janela de contexto”) é o que define seu alcance. Nisso, o chatbot da Anthropic, o Claude, pode ter superado o ChatGPT da OpenAI.

Capacidade de processamento do chatbot

Ilustração do chatbot Claude
Claude também tem diretrizes de valores morais mais firmes do que ChatGPT, considerando, por exemplo, a Declaração de Direitos Humanos da ONU (Imagem: Divulgação/Anthropic)

Tokens

Na verdade, os chatbots medem as informações a partir de tokens, uma unidade que vai além de caracteres ou palavras e que entende o significado das frases a partir da sua formação como um todo.

Ainda assim, o Claude supera o ChatGPT: o chatbot processa 100 mil tokens, enquanto o GPT-4, o modelo mais atualizado da OpenAI, 8 mil. Já o modelo ainda mais avançado do GPT-4, com testes limietados, pode lidar com até 32 mil tokens.

Para quem o alcance do Claude está disponível

Por ora, a nova capacidade do Claude está disponível apenas para os parceiros de negócios da Anthropic, que acessam a ferramenta pelo API da empresa.

O preço não foi revelado, mas deve ser significativamente maior do que a versão mais simples, já que demanda mais em computação.

Com informações de The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários