Um grupo de paleontólogos encontrou um fóssil de um monstro marinho que possivelmente poderia ter o dobro do tamanho de uma orca, muito maior do que anteriormente se pensava sobre seu tamanho, o que aumenta o debate entre especialistas sobre essa misteriosa espécie.

O monstro marinho na verdade é um pliossauro, grande réptil que viveu durante o período Jurássico Superior, entre cerca de 145 a 152 milhões de anos atrás. Ele possuía dentes enormes, como os de um tiranossauro e que se projetavam da mandíbula como de um crocodilo moderno. Além dos dentes, sua cabeça também era gigante, seu pescoço era curto e seu corpo tinha uma forma de gota. Seu tamanho tem sido um debate entre o meio científico, mas a nova descoberta pode sanar essa questão.

O fóssil foi acidentalmente encontrado por dois pesquisadores, David Martill e Megan Jacobs, enquanto visitavam o Abingdon County Hall Museum, em Oxfordshire. A intenção inicial era estudar o esqueleto de um ictiossauro, quando eles acharam uma espinha dorsal enorme em uma gaveta.

Discussões sobre o tamanho do monstro marinho

Esse grupo de animais era bastante desconhecido até que o documentário da BBC TV Walking With Dinosaurs, de 1999, apresentou a espécie Liopleurodon. Ela foi descrita com 25 metros de comprimento e podendo chegar até 150 toneladas. Na época os pesquisadores apontaram que não existiam fósseis que pudessem apoiar a afirmação, e mesmo que alguns espécimes grandes tenham sido encontrados, eles apontaram que os pliossauros possuíam de 6 a 7 metros. 

No entanto, os fósseis encontrados do monstro marinho em Abingdon, vértebras de uma espécie de pliossauro, originalmente encontrado em uma fazenda no vale do Rio Tamisa, em Oxfordshire, indicam que eles possuíam de 9,8 a 14,4 metros de comprimento.

O novo material, embora fragmentário, é uma evidência clara de uma espécie de pliossauro verdadeiramente gigantesco no final do Jurássico, embora ainda não esteja em pé de igualdade com as alegações fantasiosas feitas para Liopleurodon na icônica série de TV da BBC Walking With Dinosaurs .No entanto, os pliossauros eram répteis marinhos predadores extremamente grandes e comparáveis ​​em tamanho com muitos dos maiores predadores aquáticos de hoje.

Trecho do artigo