Uma espécie de erva invasora está se espalhando pelo deserto do Arizona, nos EUA. A Oncosiphon pilulifer é um tipo de erva com coloração amarela, conhecido como Stinknet e famosa por formar espécie de “rede” com seu mau cheiro.

Esse carpete formado pela erva é mau sinal para os humanos, plantas e até para os animais. O invasor de origem sul-africana é responsável por destruir os ecossistemas nativos por onde se espalha. “O condado de Maricopa está fortemente infestado agora”, disse Michael Chamberland, botânico da Universidade do Arizona. “O Stinknet está subindo pelas rachaduras na calçada e agora está descendo o corredor da [estrada] I-10.”

Além disso, o Stinknet também apresenta outros riscos aos humanos, podendo provocar alergias caso sejam tocados sem luvas, ou irritação pela fumaça se forem queimados. Essa erva é originária da América do Sul, e não se sabe como viajou até o deserto dos EUA.

“O nome comum incomum para esta planta invasora, Stinknet, significa ‘fede apenas’ em africâner por causa do forte odor da planta de seu óleo volátil; porque é inútil para alimentar o gado, apenas fede”, escreveram Philip Hedrick e Christopher McDonald, em seu jornal, no artigo “Stinknet, nova planta invasiva e não nativa no sudoeste dos Estados Unidos”.

Hedrick e McDonald também destacam que essa erva é popularmente conhecida como “camomila globo”, mas destacam não ser um nome apropriado porque “faz com que essa erva daninha pareça estar relacionada a uma erva desejável”. 

Com informações de IFLScience