A Toyota informou nesta sexta-feira (12) que devido a um “erro humano” os dados de 2,15 milhões de veículos de clientes do Japão estavam expostos desde 2013. O vazamento foi observado apenas em abril deste ano, no serviço de nuvem da empresa.
Após a descoberta, a Toyota iniciou medidas para bloquear o acesso externo aos dados e uma investigação em todos os ambientes de nuvem gerenciados pela Toyota Connected Corp foi realizada.
O que aconteceu, afinal?
De acordo com a Reuters, um porta-voz da empresa explicou que a partir de um erro humano um sistema de nuvem foi definido como público em vez de privado, o que causou a confusão. Por falta de um mecanismo de verificação de dados públicos na nuvem, a exposição não foi vista.
Faltaram mecanismos de detecção ativa e atividades para detectar a presença ou ausência de coisas que se tornaram públicas.
Porta-voz da Toyota.
Para evitar novos incidentes, a empresa informou que irá introduzir um sistema para auditar as configurações de nuvem e monitorar continuamente os ajustes, além de educar minuciosamente os funcionários sobre as regras de manipulação de dados.
A Comissão de Proteção de Informações Pessoais do Japão foi informada sobre o vazamento, mas não comentou sobre o caso ou possíveis medidas que serão aplicadas, conforme protocolo da instituição.
Com informações da Reuters
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Fonte: Olhar Digital
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