É isso mesmo o que você leu. Agora, há programas de IA generativa que podem realizar suas próprias animações! Ou seja, nem precisamos mais da Pixar. Da mesma forma que o Midjourney, por exemplo, faz suas próprias fotos, você tem quem faça filmes por você.
Stable Animation
A Stability.ai pode manter seu ataque de novos lançamentos. A organização tem enviado novos produtos generativos de IA todas as semanas desde que anunciou o novo gerador de imagens hiper-realistas Stable Diffusion XL. Houve, o rival do ChatGPT, StableLM, o AI Deep Floyd de composição (o primeiro em sua classe) e agora Stable Animation.
Não é um aplicativo que você pode acessar na web, mas um kit de software gratuito e de código aberto para download, que está disponível para artistas e desenvolvedores que podem usar os mecanismos de IA generativos Stable Diffusion 2.0 ou Stable Diffusion XL para criar animações muito complexas e sofisticadas.
O mecanismo aumenta e interpola para criar vídeo de qualquer resolução com número ilimitado de quadros. Ele também pode fazer distorções e renderizações 3D, controlar cores, estender imagens com outpainting e até mesmo interpolar comandos para obter transições selvagens entre as cenas.
Pense no Stable Animation como o gerador de vídeo Runway Gen-2, mas exclusivamente para animação. Ele pode produzir praticamente qualquer estilo de ilustração imaginável em resolução clara e definida (pelo menos de acordo com o trailer de demonstração). Ou, em outras palavras, é como ter seu próprio estúdio de animação repleto de animadores talentosos trabalhando para materializar sua visão.
Como o Gen-2, o mecanismo oferece suporte a comandos de texto para criar animações do zero e pode combinar vídeo ou imagem com texto para guiar as animações.
Imagebind
A nova IA da Meta, ImageBind, também é impressionante (e de código aberto, então espere ver aplicativos usando-a em breve).
De acordo com o comunicado de imprensa da empresa, essa IA generativa traz as máquinas “um passo mais perto da capacidade humana de aprender simultaneamente, de forma holística e diretamente de muitas formas diferentes de informação – sem a necessidade de supervisão explícita (o processo de organização e rotulagem de dados brutos).”
Ele pode entender como diferentes informações fazem parte do mesmo todo, integrando perfeitamente texto, imagem, vídeo, áudio, profundidade, dados inerciais e dados térmicos.
Você pode alimentar uma imagem, um vídeo ou um texto para o ImageBind e essa coisa adivinhará como soa, sua forma 3D, quão quente ou frio realmente é e como se move.
A Meta descreve esta aplicação prática: “Imagine que alguém poderia fazer uma gravação de vídeo de um pôr do sol no oceano e adicionar instantaneamente o clipe de áudio perfeito para aprimorá-lo, enquanto uma imagem de um Shih Tzu tigrado poderia render ensaios ou modelos de profundidade de cães semelhantes. Ou quando um modelo como o Make-A-Video produz um vídeo de carnaval, o ImageBind pode sugerir um ruído de fundo para acompanhá-lo, criando uma experiência imersiva.”
Mas é claro que será mais do que isso quando outros começarem a usar esses modelos. Isso leva as máquinas um passo mais perto de ter uma imaginação.
HumanRF
Aqui está outro projeto que tornará a produção de vídeo e jogos muito mais fácil: HumanRF – que significa High-Fidelity Neural Radiance Fields for Humans in Motion – permite capturar NeRFs de humanos em movimento. Os NeRFs são redes neurais capazes de traduzir o mundo 3D em cenas nas quais você pode navegar, mas estavam limitados a cenas estáticas e alguns movimentos limitados até agora.
Desenvolvido pela Synthesia, o HumanRF pode capturar humanos em movimento total usando várias câmeras e transformá-los em NeRFs humanos que permitirão que você observe esse humano de qualquer ponto de vista imaginável.
Lembra daqueles “pijamas” de captura de movimento com bolas coloridas que as produtoras usam para transformar Josh Brolin em Thanos? Isso não será mais necessário.
Resultados
A moda do TikTok de transformar sua vida em um curta de Wes Anderson acabou de ser superada pelo pessoal do Curious Refuge, que agora está lançando trailers de filmes icônicos refeitos pelo excêntrico diretor. Veja:
O Curious Refuge afirma que usou IA para ajudar em tudo: geração de ideias, redação de roteiros, criação de cenas, edição, animação, narração e até distribuição.
Via Fast Company
Fonte: Olhar Digital
Comentários