A Amazon planeja levar uma busca por produtos no estilo ChatGPT para sua loja online, rivalizando com os esforços da Microsoft e do Google em incorporar inteligência artificial gerativa em seus mecanismos de pesquisa.
As ambições da gigante do comércio eletrônico foram reveladas em anúncios de emprego recentes. A informação foi revelada pelo Bloomberg.
Em um dos anúncios, a Amazon busca um engenheiro de desenvolvimento de software sênior. A empresa diz na oferta de emprego que está “reimaginando a busca da Amazon com uma experiência conversacional interativa” projetada para ajudar os usuários a encontrar respostas para perguntas, comparar produtos e receber sugestões personalizadas.
“Estamos em busca dos melhores e mais talentosos da Amazon para nos ajudar a realizar e entregar essa visão aos nossos clientes imediatamente”, disse a empresa no anúncio, que foi postado em seu quadro de vagas no mês passado. “Essa será uma transformação única na geração para a busca.”
Outro anúncio de emprego postado faria parte de uma “nova iniciativa com foco em IA para reestruturar e reinventar a forma como fazemos buscas por meio do uso de técnicas de aprendizado profundo de próxima geração em larga escala.”
Segundo o Bloomberg, a porta-voz da Amazon Keri Bertolino se recusou a comentar sobre os anúncios de emprego. “Estamos investindo significativamente em IA gerativa em todos os nossos negócios”, disse ela.
A busca de produtos conversacional tem o potencial de reformular um elemento fundamental do negócio de varejo central da Amazon. A barra de busca no topo do aplicativo e da página inicial se tornou a porta de entrada padrão para milhões de compradores em busca de um produto específico nos últimos anos.
Mais da metade dos compradores dos EUA afirmam que começam suas pesquisas de produtos na Amazon.com, uma parcela maior do que o Google, de acordo com uma pesquisa realizada este ano pela Jungle Scout, uma empresa de software para vendedores na Amazon.
As primeiras implantações de IA gerativa da Microsoft, Google e outras empresas têm sido afetadas por erros ao responder a perguntas básicas. No entanto, elas também mostram como um mecanismo de busca aprimorado da Microsoft Bing ou do Google pode oferecer aos usuários uma maneira mais valiosa de encontrar produtos.
A experiência de busca da Amazon tem sido criticada nos últimos anos pelo aumento da parcela de resultados dedicados a anúncios e outros conteúdos patrocinados.
Com informações do Bloomberg.
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Fonte: Olhar Digital
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