Segunda-feira, Novembro 25, 2024
spot_img
InícioESPORTESÀ beira do caos... como o Leicester trocou briga por vagas europeias...

À beira do caos… como o Leicester trocou briga por vagas europeias por provável rebaixamento

spot_img

Uma das grandes histórias recentes do futebol moderno, o Leicester parecia seguir uma trajetória estável e de alto nível na elite da Inglaterra apesar do menor poderio financeiro em comparação com as principais equipes do país.

Depois de retornar à primeira divisão na temporada 2014/15, o Leicester se sagrou um improvável campeão na temporada seguinte, com jogadores como Kanté, Mahrez e Vardy, com o experiente Claudio Ranieri no comando.

De lá para cá, os Foxes se estabilizaram na Premier League com algumas campanhas de meio de tabela e, entre 2020 e 2021, conseguiram vaga na Liga Europa ao superar em anos consecutivos o tradicional Tottenham na tabela de classificação.

Há apenas dois anos, o Leicester venceu a FA Cup ao bater o Chelsea na decisão, e também a Community Shield, jogo que abre a temporada na Inglaterra, diante do Manchester City. 

Menor Investimento

A pandemia da covid-19 ocasionou problemas financeiros para diversas equipes do mundo e o Leicester esteve entre elas. Com perdas de 92,5 milhões de libras no calendário financeiro de 2022, a equipe já vinha reduzindo seus investimentos para se adequar ao Fair Play Financeiro e pagar salários.

Na temporada 2022/23, alguns pilares defensivos deixaram os Foxes, como o goleiro Kasper Schmeichel e o zagueiro Wesley Fofana, vendido ao Chelsea por 80 milhões de euros (à época mais de R$ 400 milhões).

Para o gol, a diretoria do clube decidiu apostar em goleiros que já estavam no clube e não houve reposição. Para a zaga, o belga Wout Faes e o australiano Harry Souttar não se mostraram à altura do desafio.

Nos restantes setores, o meia Dennis Praet voltou de empréstimo, e não conseguir fazer a diferença. Já o brasileiro Tetê fez bom início de trajetória no clube mas, em meio à péssima fase dos Foxes, também não conseguiu sobressair.

Queda de rendimento de peças importantes

Único remanescente do Leicester campeão há quase uma década, Jamie Vardy nunca deixou a equipe que impulsionou sua carreira. O problema é que na temporada 2022/23, o atacante de 36 anos abandonou o gol. Em sua temporada menos prolífica desde que chegou ao clube, Vardy tem apenas seis gols e cinco assistências em 40 jogos.

Apenas dois jogadores possuem dígitos duplos em gols pela equipe. O ponta Harvey Barnes soma 12 tentos, enquanto o meia criativo James Maddison tem 10 gols e ainda nove assistências. Contratado para ser referência ao lado de Vardy, Patson Daka faz temporada abaixo da crítica com apenas quatro gols em 35 partidas.

Na defesa, o veterano Jonny Evans é outro dos jogadores fundamentais a não apresentarem o mesmo padrão de atuações. O ex-Manchester United também está na fase final da carreira, aos 35 anos de idade.

Com problemas em todos os setores, o Leicester tem a terceira pior defesa da Premier League, ao lado do Nottingham Forest, e venceu pela primeira vez na disputa somente no mês de outubro.

Os Foxes ensaiaram uma reação, mas vivem agora o pior momento na temporada 2022/23. Nos últimos 15 jogos disputados, a equipe somou apenas uma vitória, diante do Wolverhampton, no mês passado.

As próximas duas partidas definem a vida do Leicester. Primeiro a equipe encara o Newcastle e, depois, fecha participação na Premier League contra o West Ham.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img