A NHTSA, agência de segurança rodoviária dos Estados Unidos, solicitou o recall de 67 milhões de airbags defeituosos. O órgão acredita que uma falha de segurança nos insufladores pode ferir e até matar motoristas, mas a fornecedora ARC Automotive Inc. rejeitou a solicitação.
O que aconteceu
No pedido, a agência solicitou o recall a partir de uma carta, afirmando que o acionamento indevido cria um risco de morte e ferimentos.
Insufladores de airbag que projetam fragmentos de metal nos ocupantes do veículo, em vez de inflar adequadamente o airbag acoplado, criam risco irracional de morte e ferimentos.
NTHSA, em carta à fornecedora
A ARC recusou a solicitação, justificando que se baseia em sete incidentes nos Estados Unidos, e que seguirá trabalhando com a agência e com as montadoras para avaliar os casos.
Airbags
Airbags da Takata
O caso lembra o recall da Takata: foram mais de 100 milhões de airbags danificados, que causaram mais de 30 mortes e 320 feridos no mundo todo.
Esse foi o maior caso desse tipo no Brasil. De acordo com levantamento da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), a Toyota foi a marca mais afetada, com 1,76 milhão de veículos, seguida da Honda, com 1,44 milhão. No País, duas pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas em explosões de airbags.
Por que a explosão?
O defeito, tanto na época da Takata quanto agora, é no insuflador. Isso faz com que a explosão do airbag seja forte demais, quebrando a própria peça e arremessando estilhaços de metal contra as pessoas dentro do veículo.
Com informações de Uol
Fonte: Olhar Digital
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