Resultado de uma parceria com a Naver, a Samsung irá construir uma ferramenta de IA semelhante ao ChatGPT. Porém, inicialmente, essa tecnologia não será disponibilizada ao público, ficando restrita aos funcionários da empresa.

Resumo da história

Preocupação com vazamentos

O objetivo dessa IA interna é melhorar a produtividade da empresa e evitar que informações confidenciais vazem.

Recentemente, a Samsung proibiu seus funcionários de usarem ferramentas de IA generativas, como a do ChatGPT. Conforme divulgou a Bloomberg, a empresa sul-coreana temia que o upload de informações confidenciais para essas plataformas poderia representar risco à segurança corporativa.

A preocupação surgiu após alguns incidentes envolvendo o uso de IA generativa por funcionários da companhia.

Outro ponto que beneficiará os funcionários da fabricante é em relação ao idioma. A ferramenta desenvolvida pela parceria entre as empresas estará disponível em coreano.

O presidente e chefe de semicondutores da Samsung, Kyung Kye-hyun, afirmou recentemente que “os dados de IA são processados em grande parte em inglês em países avançados”. Com isso, “países que não falam inglês, como a Coreia, estão sendo marginalizados na utilização de ferramentas generativas de IA”.

Em fevereiro, a unidade de IA da Naver anunciou que lançaria uma nova plataforma, o HyperCLOVA X, cujo objetivo era criar um ecossistema de inteligência artificial adaptado para serviços em coreano. De acordo com a empresa, o HyperCLOVA X aprendeu 6.500 vezes mais palavras em coreano do que o ChatGPT.

Apesar da tecnologia desenvolvida para a Samsung ficar restrita aos funcionários, a Naver disse no início do ano que planeja lançar a versão beta de seu mecanismo de busca com IA, o Search GPT, ainda no primeiro semestre.

Com informações de The Korea Economic Daily.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!