Apenas 37% dos brasileiros que acessam a internet exclusivamente pelo celular checam se uma informação lida realmente é verdadeira. O quadro é alarmante, já que 92 milhões de pessoas conectadas à rede atualmente o fazem pelo dispositivo. Isso é o que mostra a pesquisa IC Domicílios 2022, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

Fake news: celular vs. computador

Leia mais:

Digitando no teclado Android
Estudo ainda mostra disparidade em relação às habilidades digitais das parcelas analisadas (Imagem: diego_cervo/iStock)

Habilidades digitais

No geral, a pesquisa também constatou haver grande diferença de habilidades entre as pessoas que utilizam celulares e computadores das que utilizam apenas celulares. Traços, como adotar medidas de segurança mais fortes, instalar aplicativos e softwares, e conectar outros dispositivos mostra que os usuários de mais de um aparelho, têm mais familiaridade com a internet.

Porém, o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, destacou que, para obter essas qualificações, não se trata apenas do acesso à internet, mas da qualidade dos dispositivos utilizados.

Pessoa segurando celular com imagem aberta escrito Fake News
Quase 80% da população brasileira que lê informações pelo celular não confirma veracidade (Imagem: Pedro França/Agência Senado)

Mais informações da pesquisa

Com informações de UOL