A empresa de meteorologia Tomorrow.io lançou recentemente o satélite Tomorrow R-1 através do Falcon9, da SpaceX. Trata-se do primeiro satélite de radar meteorológico construído de forma comercial.

O que você precisa saber

De acordo com Shimon Elkabetz, CEO e cofundador da empresa, a variedade de informações coletadas pelo satélite formam um conjunto de “clima das coisas”. O executivo afirma que o novo satélite significará uma revolução significativa para a previsão do tempo:

Vamos criar uma revolução significativa quando se trata de previsão do tempo e modelagem climática e seremos capazes de ajudar o Centro Nacional de Furacões a ter uma melhor previsão de furacões. Poderemos ajudar as seguradoras a trabalhar com agricultores na Índia e no Brasil, além de ajudar as companhias aéreas a voar do JFK para Londres em uma rota muito mais segura e gastando menos combustível.

Shimon Elkabetz, CEO da Tomorrow.io

Ele também revelou que a empresa pretende lançar mais de duas dúzias de seus próprios satélites nos próximos dois anos. Com isso, será possível criar uma “constelação” de sistemas de monitoramento climático que terão a capacidade de coletar amostras de todos os pontos da Terra.

Estamos colocando nosso próprio radar projetado e fabricado em um satélite dedicado, e estamos colocando muitos deles lá fora em uma combinação com outro sensor de micro-ondas que será colocado em outro satélite. A combinação dos dois criará um mapa global de precipitação em tempo real que cobrirá basicamente todos os pontos da Terra quase em tempo real.

Shimon Elkabetz, CEO da Tomorrow.io

A Tomorrow.io conta com diversos clientes, como Fox Sports, Uber, Google Cloud, Amazon Web Services, Microsoft e Força Aérea dos EUA.

Com informações de CNBC.