Não é um equívoco, nem uma coincidência ou um mero apelido. Zépiqueno Redmond é nome próprio, escrito assim mesmo, tudo junto, e pertence ao atacante do Feyenoord, de 16 anos, que está convocado pela Holanda para a disputa da Eurocopa Sub-17. O torneio se inicia na quarta-feira (17).
Nascido em 2006, quatro anos após o lançamento do icônico filme brasileiro Cidade de Deus, Zépiqueno teve seu nome inspirado, como é óbvio, no personagem homônimo, Zé Pequeno, que foi interpretado no cinema pelos atores Leandro Firmino (fase adulta) e Douglas Silva (enquanto criança). O atacante faz parte de uma lista de 19 jogadores convocados pela seleção holandesa pelo técnico Pieter Schrassert Bert.
Ser convocado para a seleção holandesa, por sinal, não é novidade para Zépiqueno. O atacante conviveu, em 2022, com um sucesso repentino com o público brasileiro por enfrentar a seleção em um torneio de base realizado na França. À época, Zépiqueno teve suas redes sociais invadidas por torcedores e curiosos com sua história.
Entrevistado há três anos pelo UOL, Zépiqueno explicou a origem do nome escolhido por seus pais, que são naturais de um país vizinho do Brasil.
“Meus pais são fãs de ‘Cidade de Deus’; eu vi uma vez e gostei. Falamos do Brasil, já que meus pais são do Suriname, bem próximo. Sei sobre meu nome e o filme porque meus pais falam o tempo todo [risos], por isso fui ver o filme”, explicou o jovem atacante, em entrevista concedida quando tinha apenas 13 anos.
Para ser titular da seleção holandesa, Zépiqueno vai concorrer por uma vaga com Jasper Hartog (AZ Alkmaar), Martin Sherif (artilheiro do Everton sub-18), Kayden Wolff (Ajax), Jesse Bal (Sparta Rotterdam) e Aymen Sliti, seu companheiro no Feyenoord. A Holanda integra o Grupo D da Eurocopa Sub-17, junto de Inglaterra, Croácia e Suíça. A estreia dos holandeses é apenas na quinta-feira, contra a Suíça.
Fonte: Ogol
Comentários