Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Capitão, treinador e presidente: Robertão, o mais velho a disputar a Liga Nacional

17/05/2023 às 13:20
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Um projeto arrojado, um estilo de jogo ousado e um personagem único. Desta forma, o Shouse se apresentou em 2018 como o primeiro time a representar o estado do Pará na Liga Nacional de Futsal. O clube foi administrado, escalado e liderado por Roberto Martins, o Robertão, que no auge dos seus 65 anos se tornou o jogador mais velho a disputar a competição, marcando seu nome no futsal brasileiro.

Dono, técnico e capitão, Roberto não mediu esforços para realizar o sonho de levar seu clube à principal competição do país. No entanto, a falta de experiência em competições de nível nacional somada aos recursos escassos para serem administrados ao longo da temporada renderam uma campanha abaixo do esperado, com 17 derrotas e apenas um empate. 

“Acabamos perdendo dois investidores importantes pouco tempo antes da nossa estreia. Então, precisei fazer algumas escolhas para honrar os compromissos nas 18 rodadas. Sabia que nossa participação esportiva estaria prejudicada por conta da pouca experiência. Na estreia fora de casa, por exemplo, começamos bem, segurando o vice-campeão Atlântico por quase toda o primeiro tempo, mas acabamos perdendo por 14 a 3”, explicou experiente jogador.

Para Roberto, a idade veterana não atrapalhou seu desempenho na competição. O histórico esportista iniciado no remo, e depois mantido no futsal, aliado a uma preparação especializada, mantiveram seu condicionamento físico em dia. Como treinador, o rigor e a cobrança eram ainda maiores, sempre preservando o estilo de jogo agressivo da equipe.

“O ‘treinador Roberto’ era muito exigente com o ‘jogador Roberto’. Quando percebia que não estava encaixando com a necessidade da partida e ao nosso esquema de jogo, eu me tirava do jogo”, revelou o experiente atleta sobre o mediação entre atuar e treinar a equipe.

Em entrevista para o quadro De Bica, em oGol. Roberto Martins também contou como surgiu o convite para atuar na Liga Nacional e os conflitos e repercussões enfrentados por conta da idade. Além disso, o mandatário do Shouse contou com está a situação atual do clube e os planos para o futuro. Veja a entrevista na íntegra.

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias