Um terço de todos os títulos da história da Copa do Brasil entra em campo em um único duelo desta quarta-feira (17). Cruzeiro e Grêmio, os maiores vencedores do torneio, se enfrentam na competição onde se sentem mais à vontade, em uma temporada de reafirmação de dois gigantes que estiveram relegados à segunda divisão nacional.
O Grêmio é quem recebe o Cruzeiro nesta quarta, em Porto Alegre, às 19h30. O jogo de volta será em Belo Horizonte, daqui duas semanas, no dia 31 de maio.
Gaúchos e mineiros já se enfrentaram 77 vezes em confrontos oficiais, entre jogos válidos por 10 competições diferentes: Brasileirão, Libertadores, Série B, Taça Brasil, Robertão, Copa dos Campeões, Primeira Liga, Torneio dos Campeões e, é claro, Copa do Brasil.
A vantagem no histórico geral é do Cruzeiro, que venceu 32 jogos, contra 24 vitórias do Grêmio. O equilíbrio entre os campeões aparece, no entanto, justamente nos mata-matas. Pela Copa do Brasil, por exemplo, este será a sétima partida entre os clubes. Até aqui, são duas vitórias e dois empates para cada lado.
O primeiro Grêmio x Cruzeiro na Copa do Brasil decidiu o campeão de 1993. Naquele ano, após um empate em 0 a 0 no primeiro encontro, a Raposa levou a melhor jogando em casa, com gols de Cleison e Roberto Gaúcho, e conquistou o primeiro de seus seis títulos. Ainda pela Copa, os times se enfrentaram em dois anos seguidos nas semifinais. Em 2016, quem avançou foi o Grêmio, que terminou como campeão sobre o Atlético Mineiro – aquela foi a última conquista do Tricolor. Em 2017, o Cruzeiro passou de fase e levantou o troféu contra o Flamengo.
Fonte: Ogol
Comentários