A Tesla mostrou uma imagem enigmática de seu próximo carro novo durante a reunião de acionistas, realizada na noite de terça-feira (16), no Texas (EUA). Na ocasião, o CEO da empresa, Elon Musk, também disse que sua fabricante trabalha no lançamento de outros dois produtos.

No entanto, a julgar pela maneira como Musk explorou assuntos, ficou difícil ter noção precisa do que sua montadora realmente tem reservado para um futuro próximo. Mas dá para levantar suposições, baseadas no que se sabe até o momento.

Assista abaixo trecho do evento em que Musk fala sobre lançamentos futuros da Tesla:

Próximos lançamentos da Tesla

Musk disse, durante a reunião, que “as pessoas sempre querem saber qual é nosso próximo produto, mas não é hora de revelá-lo”. Depois, acrescentou: “só quero enfatizar que estamos realmente construindo um novo produto”.

Em seguida, o CEO afirmou que a Tesla trabalha em dois novos produtos. Segundo suas estimativas, eles acumularão mais de cinco milhões de vendas por ano. “Tanto o design dos produtos quanto as técnicas de fabricação estão acima de tudo o que está presente na indústria”, acrescentou.

Musk não entrou em detalhes sobre nenhum dos veículos novos anunciados. Mas há chances significativas do bilionário ter se referido ao Tesla Model 3 atualizado – conhecido como “Projeto Highland” – e o Cybertruck, considerando que ele falou sobre a picape elétrica pouco antes de mostrar a imagem do próximo modelo da empresa.

O que se sabe

Silhueta do novo carro da Tesla
Teaser do novo carro da Tesla (Imagem: Reprodução/Tesla)

O Cybertruck já está em fase final de desenvolvimento, com design finalizado. Os protótipos saem da linha de produção em ritmo lento (inclusive, já foram vistos rodando pelos EUA), com lançamento comercial previsto para rolar ainda em 2023.

Em relação ao Model 3 atualizado, modelo está em desenvolvimento há quase um ano e a montadora fez várias modificações na sua “gigafábrica” no Texas, presumivelmente para acomodar a produção do novo EV (“veículo elétrico”). Ele, supostamente, usará menos peças em comparação à variante atual.

Quanto ao uso de técnicas de fabricação a que Elon Musk se referiu, é amplamente conhecido que a Tesla usará duas “Giga Presses” para fundir grandes componentes de metal para o próximo Cybertruck. E talvez esse processo também seja aplicado ao novo Model 3 “Highland”, numa tentativa de tornar montagem o mais econômica e simples possível.

Outra possibilidade é que Musk tenha se referido ao chamado “robôtaxi”, que deve entrar em produção em 2024. Há um mês, após o evento Cyber ​​Rodeo, o CEO da empresa disse que a Tesla está trabalhando num “robotaxi dedicado que é altamente otimizado para autonomia, o que significa que não teria volante nem pedais”.

Na época, Musk estimou que custo de uma futura viagem nesse táxi autônomo seria menor do que viagem em ônibus público ou passagem de metrô.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!