Pela primeira vez, adolescentes de 13 a 17 anos podem criar suas próprias contas no Uber nos EUA. Mas ela deve estar vinculada à conta dos pais ou responsáveis. E motoristas podem optar por não levar passageiros menores de idade desacompanhados.
Empresa anunciou novidade durante o “Go/Get”, seu evento anual de produtos, realizado nesta quarta-feira (17). Até então, menores de idade desacompanhados não podiam solicitar viagens no Uber, porque aplicativo exigia que usuários tivessem pelo menos 18 anos para criar conta.
O que você precisa saber:
Uber para adolescentes
As contas de adolescentes são essencialmente controladas por seus pais ou responsáveis. É assim: o adulto titular da conta a configura, recebe notificações quando uma carona é solicitada, pode rastrear a carona do adolescente em tempo real e pode até se comunicar com o motorista.
Os pais e responsáveis também podem utilizar o recurso de gravação de áudio no carro do Uber, que está disponível para clientes por meio do aplicativo desde 2021. Ideia é dar aos pais e responsáveis tranquilidade de que seu filho adolescente está usando o Uber com segurança e responsabilidade, disse Kansal.
Adolescentes adeptos a subverter restrições de idade do Uber usam o serviço há anos, claro. Dados de empresas de cartão de crédito em 2019 descobriram que Uber e Lyft representavam 94% das transações de serviço de táxi para clientes de 13 a 18 anos, revelou a Vox.
Além disso, relatos sobre adolescentes usando contas do Uber de seus pais ou de um amigo mais velho são extremamente comuns. E motoristas acabam na posição difícil de recusar um passageiro por este ser menor de idade.
Importância para motoristas
Com novo recurso, motoristas têm a opção de aceitar ou não passageiros menores de idade. O cliente será identificado como adolescente no aplicativo quando o pedido chegar, dando total transparência a ele.
O Uber já experimentou permitir que adolescentes viajassem sem os pais no passado – com resultados mistos. Em 2017, empresa lançou um piloto do projeto em Seattle, Phoenix e Columbus, nos EUA, que permitia aos pais reservar passeios para seus filhos adolescentes. Mas motoristas não foram notificados quando aceitaram o pedido de carona de um adolescente, levando muitos a levantarem preocupações sobre responsabilidade. O piloto logo fracassou.
Desta vez, adolescentes que quiserem abrir conta no Uber precisarão passar por um treinamento obrigatório de segurança pelo aplicativo. Os motoristas, por sua vez, não são solicitados a passar por exames adicionais além do histórico criminal e das verificações de antecedentes que já são exigidos. E apenas motoristas com classificação alta poderão aceitar passageiros menores de idade.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários