Sexta-feira, Setembro 20, 2024
spot_img
InícioESPORTESA um passo da final, Mourinho busca tri inédito por três clubes...

A um passo da final, Mourinho busca tri inédito por três clubes diferentes

spot_img

The Special One. Assim se autodenominou José Mourinho, há quase 20 anos, quando assumiu o Chelsea pela primeira vez. Mais de uma década depois, o treinador português segue se apresentando como “especial”, e para provar isso ele pode levar a Roma para uma final de Liga Europa após 32 anos. Caso chegue lá e conquiste o título, Mourinho será o primeiro tricampeão por três clubes diferentes.

A Roma encontra-se em vantagem na semifinal da Liga Europa, onde o rival é o Bayer Leverkusen. No jogo de ida, disputado na Itália, os Giallorossi venceram por 1 a 0, em jogo que não apresentaram superioridade, mas foram cirúrgicos, ao melhor estilo Mourinho, para superar os alemães que tiveram maior controle da bola, porém foram menos incisivos no ataque.

Na Roma, Mourinho se reencontrou com os troféus e conquistou em 2021/22 a Conference League. Por ser a primeira edição do torneio, o português acabou por ser o primeiro na história a ter conquistado as três principais competições da Uefa que estão vigentes, somando os títulos da Liga Europa e da Liga dos Campeões. Agora, logo em seu segundo ano, o treinador pode colecionar novos feitos inéditos.

Campeão nas duas finais de Liga Europa que disputou, Mourinho tem a oportunidade, caso chegue lá novamente, de conquistar seu terceiro troféu. O português não será o maior vencedor da história, posto este de Unai Emery, tetracampeão por Sevilla e Villarreal, mas será o primeiro a vencer a disputa por três clubes diferentes: Porto, Manchester United e Roma.

Além do marco na Liga Europa, Mourinho tem ainda a oportunidade de se tornar o segundo maior vencedor de torneios de clubes no futebol europeu em todos os tempos. Com cinco conquistas até aqui, com duas Champions, duas Liga Europa, e uma Conference League, o português chegaria em seu sexto troféu, igualando os lendários Alex Ferguson e Giovanni Trapattoni. O ex-técnico do United tem duas Ligas dos Campeões, duas Supertaças da Uefa e duas Recopas Europeias (torneio extinto). Trapattoni, por sua vez, tem três Ligas Europa (uma quando ainda era Copa da Uefa), uma Liga dos Campeões, uma Supertaça e uma Recopa.

Por ironia do destino, ou não, Mourinho sonha com seu sexto título na mesma medida que Pep Guardiola faz o mesmo. O espanhol, enfim, chegou a final da Liga dos Campeões com o Manchester City e busca também sua sexta conquista na Uefa. Ambos ficam atrás apenas de Carlo Ancelotti, nove vezes campeão.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img