Em breve, compras online de até R$ 300, pagas com cartão de débito, não vão mais precisar de senha. Novidade foi anunciada nesta semana pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
O que você precisa saber:
A associação desenvolveu regras e padronização de valores para a expansão de limite para para esse tipo de transação. Ideia é facilitar uso do débito em pagamentos online para que mais pessoas passem a usar essa modalidade. Expectativa é que, com isso, rolem mais de R$ 25 bilhões em transações no débito por ano.
Como vai funcionar
Usuário poderá realizar transações com seu cartão de débito em lojas virtuais, aplicativos de transporte e delivery, serviços de assinatura de streaming, entre outros, sem a necessidade de autenticação para valores até R$ 300.
Para oferecer essa opção de pagamento aos seus clientes, estabelecimentos devem ser previamente aprovados pelas bandeiras de cartão. Também deverão seguir uma série de critérios de elegibilidade (por exemplo: baixo índice histórico de fraude e adoção da tecnologia de tokenização).
Além de simplificar pagamento, esse tipo de transação possui rigoroso processo para impedir fraudes, o que garante mais segurança aos consumidores e maior conversão aos comércios.
Marcelo Tangioni, conselheiro da Abecs, responsável pela coordenação do projeto de padronização do débito online na Associação, e presidente da Mastercard Brasil
Mais fluidez
Assim como ocorre nos pagamentos por aproximação, em que cliente não precisa autenticar compras de até R$ 200, o débito online busca tornar a jornada do usuário mais fluida. Ao cadastrar ou inserir os dados do seu cartão de débito no site ou aplicativo que oferece essa modalidade, toda transação até R$ 300 ocorre sem interrupção para digitar senha.
De acordo com a padronização realizada pela Abecs, caso compras online com o débito sejam superiores a R$ 300, a transação poderá ocorrer por meio do protocolo de segurança 3DS, que requer autenticação por parte do usuário.
Para o comércio, além da possibilidade de oferecer o débito como mais uma opção de pagamento ao seu público, transações online mais rápidas e seguras geram maior índice de conversão de vendas.
Além disso, assim como ocorre nas compras com cartão de crédito, usuário do cartão de débito na internet pode contestar determinadas compras junto ao emissor do cartão. Entram aqui não reconhecimento da despesa, desacordo comercial com a loja que vendeu o produto ou serviço e por aí vai. Em caso de confirmação de erro, cliente recebe o estorno do valor em sua conta.
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Fonte: Olhar Digital
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