Uma estranha, da China, enviou um caixote enorme para a casa do jornalista Micah Toll, que escreve para o site Electrek, nos EUA. Dentro dela, estava um minicarro elétrico. “O que aconteceria a seguir estava longe de ser uma terça-feira comum”, escreveu.
Toll é aficionado por micromobilidade elétrica e minicarros chineses bizarros. Ele escreve uma coluna semanal sobre suas descobertas nas vitrines – por exemplo: trailers elétricos de três rodas e ônibus elétricos em forma de tigre.
Trajetória até a casa do jornalista
Katherine – nome em inglês da estranha da China – explicou que trabalha para um fabricante chinês conhecido como Minghong, que produz 120 mil veículos por ano. Eles fabricam todos os tipos de pequenos veículos elétricos, como microcarros, tuk-tuks, minicaminhões e por aí vai.
Ela tinha visto um dos vídeos de unboxing de microveículos chineses do jornalista e perguntou se ele toparia fazer um vídeo semelhante para o microcarro elétrico deles para ver que tipo de qualidade Minghong pode produzir.
Várias semanas depois, Toll observou um caminhão baú chegar à garagem da casa da sua família, na Flórida, e descarregar “uma das caixas de transporte de aparência mais estranha que já vi”.
Depois de descascar camadas de madeira compensada, seguidos por camada após camada de espuma, finalmente cheguei ao tesouro interior: um adorável microcarro branco fechado em uma gaiola de tubo de aço.
Micah Toll, jornalista, em artigo para o site Electrek
Minicarro chinês
O veículo elétrico tem 2,3 metros de comprimento, adornado de cada lado com um grande panda voador numa capa. A bateria estava vazia, porque o interruptor do carro foi deixado na posição “On” durante sua longa viagem marítima para os EUA.
Porém, fabricante incluiu um carregador de 1.500 W potente, que encheu a bateria de lítio de 60V 50Ah em cerca de duas horas e meia. Depois dessa carga inicial da bateria, o jornalista fez sua primeira viagem solo no minicarro chinês.
O acelerador foi surpreendentemente suave enquanto eu disparava pela vizinhança, usando todos os 3.000 W de potência que tinha à minha disposição. Janelas abaixadas e vento no cabelo, coloquei o pedal no plástico e fui recompensado com o ‘zumbido’ estrondoso do motor montado no eixo traseiro.
Micah Toll, jornalista, em artigo para o site Electrek
Veículo tem apenas dois freios, um em cada roda traseira. Eles são freios a disco hidráulicos, mas ainda exigem um pouco mais de força nas pernas do que um carro tradicional para serem ativados. Apesar de não terem um efeito tão poderoso quanto freios hidráulicos modernos, eles funcionaram bem.
Assista abaixo ao vídeo com a jornada do jornalista Micah Toll no minicarro chinês:
Outras questões
O minicarro chinês mandado para o jornalista não é veículo legal nas ruas na maior parte dos Estados Unidos. “Você pode conseguir se safar em comunidades que abrem exceções para carrinhos de golfe”, escreveu.
Não dá para registrá-lo como um LSV (veículo de baixa velocidade), pois não atende aos Padrões Federais de Segurança de Veículos Automotores para esses tipos de microcarros nos EUA.
Por isso, Toll se manteve em ruas curtas do bairro, onde era difícil chegar ao limite de 40 km/h do MingHong. No final deste test drive, jornalista concluiu que a dirigibilidade do minicarro chinês é “muito boa”.
Mini-caminhão chinês tunado
O jornalista começou outra jornada, há dois anos – nesta, ele comprou um mini-caminhão elétrico na China e passou a fazer verdadeiro upgrade no veículo. Ou seja, deixou o mini-caminhão tunado.
Segundo o jornalista, o mini-caminhão está bem. Quase não possui ferrugem e nada de importante quebrou. O veículo pode não ser tão grande, mas conseguiu cumprir seu papel em seis temporadas de realização de paisagismo, transporte de lixo, móveis, limpeza de furacões, entre muito mais coisas.
No vídeo abaixo, vemos como o veículo aguentou durante seu primeiro ano e meio de trabalhos quase diários no rancho dos pais de Toll, na Flórida – estado dos EUA conhecido por ser quente, úmido e chuvoso:
Mini-trailer
Toll não é o único a se aventurar pelo universo dos miniveículos. Dois youtubers construíram um minitrailer que pode ser levado na garupa de uma bicicleta. É o menor (e mais fofo) trailer do mundo.
Chris e Jeff, do canal do YouTube Dangie Bros, construíram a infraestrutura de um trailer em miniatura. Só que, diferentemente do veículo motorizado ou da estrutura que pode ser carregada por um carro, a engenhoca pensada pela dupla pode ser anexada a uma bicicleta. Ou melhor, a um triciclo, já que seria necessário mais uma roda para suportar a “casa”.
O minitrailer foi inventado para realizar uma viagem de 160 quilômetros em dois dias. Mas a tarefa foi mais difícil do que os irmãos pensavam.
Com informações de Electrek
Fonte: Olhar Digital
Comentários