A Toyota anunciou que até março de 2024 terá microvans elétricas em seu catálogo de venda de veículos elétricos do Japão. A montadora fechou uma parceria com a Suzuki e Daihatsu, montadoras também japonesas, para oferecer o EV à indústria de entregas do país.
De acordo com informações da Reuters, a van virá nas versões das marcas Toyota, Daihatsu e Suzuki, e está programada para ter uma autonomia por carga de cerca de 200 km (124 milhas). O lançamento irá acompanhar o final do atual ano financeiro, que vai até 31 de março de 2024.
Além disso, a van será classificada como um veículo “kei“, que é uma tarifa doméstica de baixa potência e impostos baixos. Os veículos micro kei são extremamente populares entre empresas e famílias para entregar produtos agrícolas, encomendas e outros bens em áreas urbanas e no interior do Japão, em parte devido ao seu custo relativamente barato.
Segundo dados do Ministério dos Transportes do Japão, em fevereiro os kei representavam 40% dos 78,8 milhões de veículos de quatro rodas no país.
A Toyota e suas parceiras não são as únicas, no entanto, desenvolvendo minivans elétricas voltadas para o mercado de entregas. A Honda disse em dezembro que também começaria a vender uma van elétrica comercial de tamanho pequeno a partir de 2024.
A Ford também tem os mesmos planos, tendo comunicado em abril projetos de uma van elétrica comercial para atender as empresas da Europa.
Fonte: Olhar Digital
Comentários