Nas águas da Noruega, um grupo de pesquisadores descobriram um novo vulcão expelindo lama, líquidos e gases, e seu estudo pode revelar mais sobre o misterioso interior da Terra.
O vulcão está localizado nas profundezas geladas do Mar de Barents, no ártico norueguês, acima do norte do país, ele foi nomeado de Borealis Mud e foi descoberto por pesquisadores da Universidade de Tromsø (UiT) – A Universidade Ártica da Noruega, no início do mês.
Essa é a segunda vez que um vulcão subaquático é encontrado na Noruega. Dessa vez, a descoberta foi possível graças a uma parceria com a REV Ocean. A bordo do navio de pesquisa polar quebra-gelo RV Kronprins Haakon, o submarino REV Aurora foi lançado ao mar.
Ver uma erupção subaquática em tempo real me lembra como nosso planeta está ‘vivo’
Giuliana Panieri, líder da expedição de descoberta, em comunicado
Agora os pesquisadores acreditam que outros vulcões ainda podem ser descoberto no Mar de Barent, se existir cooperação e tecnologias avançadas para realizar a tarefa.
Ecossistema no vulcão
O vulcão possui cerca de 7 metros de diâmetros e 2,5 metros de altura, estando localizado em uma cratera de 25 metros de largura e 300 metros de profundidade, provavelmente causada por uma explosão de metano que aconteceu a 18 mil anos atrás, na última Era do Gelo.
Apesar de pequeno, o material expelido pelo vulcão, vindo de quilômetros de profundidade, cria um ecossistema único composto por anêmonas, esponjas, esponjas, carnívoras, estrelas do mar, corais, aranhas marinhas, crustáceos e uma série de bactérias.
Explorar o fundo do mar e descobrir novos insights de metano é como encontrar tesouros escondidos. É cheio de surpresas. Encontramos milhares desses insights. No entanto, cada vez que descemos ao fundo do mar, temos a sensação de que apenas começamos a entender a grande e incrível diversidade desses sistemas de percepção.
Stefan Buenz, coautor da pesquisa
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários