A montadora VinFast, do Vietnã, está perto de lançar seu primeiro carro elétrico: o VF 8. E a equipe do site Engadget pôde dirigir o primeiro modelo do veículo a pousar nos EUA nesta semana.
O que você precisa saber:
Marca vietnamita decidiu se tornar uma montadora de EVs (sigla em inglês para “veículos elétricos”) depois de passar alguns anos construindo veículos baseados na plataforma da BMW.
Dirigir o VF 8 em San Diego foi um lembrete da dificuldade de construir um veículo. Embora tenhamos ficado impressionados com o que a empresa fez, também temos que relatar que o SUV elétrico precisa de trabalho para realmente competir com o restante do mercado de veículos elétricos dos EUA.
Roberto Baldwin, em artigo para Engadget
Novo carro elétrico da VinFast
Segundo as primeiras impressões publicadas no artigo do Engadget, o veículo elétrico da montadora vietnamita tem alcance menor do que seus concorrentes – isto é, distância que consegue percorrer com uma carga na bateria.
No geral, porém, descobrimos que o carro precisa de mais alguns meses de ajustes (a maioria dos quais são software) para lutar no mercado cada vez mais competitivo de SUVs elétricos de tamanho médio.
Roberto Baldwin, em artigo para Engadget
Porém, artigo reforça que empresa do Vietnã tem potencial. “A VinFast tem a base para ser um jogador importante mais cedo do que você pensa”, escreveu Baldwin.
Assista abaixo a um vídeo publicado pelo site sobre o novo carro elétrico da VinFast e a experiência de dirigí-lo pela primeira vez:
Batalha de carros elétricos
Enquanto a VinFast galga seu espaço no mercado de EVs nos EUA, existe uma batalha rolando entre hipercarros elétricos Roadster, da Tesla, e Neverra, da concorrente Rimac.
Recentemente, o Nevera quebrou 23 recordes num único dia de testes nas instalações do ATP (Automotive Testing Papenburg), na Alemanha, onde aproveitou ao máximo as retas de quatro quilômetros. Com isso, veículo estabeleceu novas marcas de velocidade e aceleração.
Porém, Elon Musk, CEO da Tesla, não pareceu impressionado com números do hipercarro elétrico da concorrente Rimac. Pelo menos, é assim que dá para interpretar sua reação à divulgação desses números numa rede social.
Questionado pela Teslaconomics se o Tesla Roadster será capaz de bater o recorde de 0-60 mph (quase 0-100 km/h) em 1,74 segundos estabelecido pelo Rimac Nevera, o bilionário respondeu enigmaticamente com uma risada.
Apesar de centenas de comentários de usuários do Twitter, Elon Musk não esclareceu o que quis dizer na resposta. Dá para supor que, para o CEO, o Tesla Roadster será muito mais rápido que o Rimac Nevera. Será?
Com informações de Engadget
Fonte: Olhar Digital
Comentários