Um desafio viral no TikTok resultou em prejuízos significativos para as montadoras Hyundai e Kia. O chamado “Desafio Kia” levou a uma onda de roubos de carros em todo o país.

Os ladrões, conhecidos como “the Kia Boyz”, aproveitaram a popularidade do desafio para postar vídeos instrucionais no YouTube e TikTok, ensinando como burlar o sistema de segurança dos veículos. Muitos modelos fabricados entre 2015 e 2019 da Hyundai e Kia foram alvos fáceis devido à ausência de imobilizadores eletrônicos.

O prejuízo levou as montadoras a concordarem em um acordo de US$ 200 milhões para resolver uma ação coletiva relacionada aos roubos. O acordo abrange cerca de 9 milhões de veículos sem ignição por botão e imobilizadores antifurto.

Além do acordo financeiro, as montadoras oferecem atualizações de software gratuitas e aumentaram o tempo do alarme. O acordo também inclui até US$ 145 milhões para cobrir perdas diretas dos consumidores que tiveram carros roubados, de acordo com a Reuters.

Agradecemos a oportunidade de fornecer suporte adicional aos nossos proprietários que foram afetados pela crescente e persistente atividade criminal direcionada aos nossos veículos. A segurança dos clientes continua sendo uma prioridade máxima.

Jason Erb, diretor jurídico da Hyundai Motor North America

Um levantamento sobre a quantidade de veículos das marcas Hyundai e Kia roubados não foi feito, mas estatísticas de cidades individuais mostram o tamanho do impacto do desafio nos roubos. Por exemplo, na cidade de Milwaukee, foram relatados 469 roubos de Kias e 426 de Hyundais em 2020. No ano seguinte, os números aumentaram significativamente: 3.557 Kias e 3.406 Hyundais, segundo a NPR.

Com informações do The Verge.