O governo do Reino Unido convidou chefes de algumas das maiores empresas de inteligência artificial do mundo para uma reunião, enquanto o primeiro-ministro, Rishi Sunak, elabora política para gerenciar os riscos e benefícios da tecnologia.
A cúpula será convocada ainda este mês, com convites provavelmente para o CEO da OpenAI, Sam Altman, e os líderes de DeepMind e Anthropic, ambas da Alphabet. Sunak pode estar entre as autoridades presentes.
A Anthropic, que recentemente abriu escritório em Londres, se recusou a comentar. Representantes da OpenAI e da DeepMind não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Bloomberg. Espera-se que Altman esteja em Londres nos próximos dias e participe de um evento da OpenAI na University College London na quarta-feira (25).
O Reino Unido está tentando adotar a tecnologia de rápido desenvolvimento, garantindo que ela não seja usada para fins nefastos. Durante aparição perante o Senado dos EUA esta semana, Altman elogiou o potencial da IA para facilitar nossas vidas, alertando sobre os riscos que ela representa para os mercados de trabalho e as eleições.
Representantes do Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia do Reino Unido não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. Questionado em entrevista na quinta-feira (18) se planejava se encontrar com Altman, o ministro da Tecnologia, Paul Scully, disse que tais conversas aconteceriam no nível do secretário de estado.
Estamos analisando como podemos usar nossa posição como espécie de líder global no desenvolvimento de IA para convocar a comunidade internacional para garantir que possamos ter algum tipo de padrão e algumas regras básicas. Você precisa ouvir profissionais, líderes da indústria, da academia. Acho que precisamos de especialistas em ética e outras pessoas envolvidas nessa conversa também, porque estes são tempos difíceis.
Paul Scully, ministro da Tecnologia do Reino Unido
Com informações de Bloomberg
Fonte: Olhar Digital
Comentários